x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 386

NCM COM OU SEM SUBISTIUIÇÃO TRIBUTARIA

juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Segunda-Feira | 17 junho 2019 | 14:55

Colegas do portal, boa tarde.

Tenho um NCM que é 85081100, porém quando eu consulto no convênio icms 142/18 só aparece da seguinte forma.: 
40.0 - 21.040.00 -  8508 - Aspiradores....

1 - Isso quer dizer que o meu NCM tem ST? Pois, todos os NCM´S que iniciarem com essa cadeia terá ST?

2 - A empresa é um comércio e esta revendendo esse produto para um consumidor final, como somos comércio não temos quer destacar a Substituição Tributária nesse operação, pois ela foi paga pela indústria na sua saída até o final correto?

Desde já agradeço pela colaboração.

Karina Cristina Januário da Silva

Karina Cristina Januário da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 4 anos Quarta-Feira | 19 junho 2019 | 09:50

Juliana,

1 - Isso quer dizer que o meu NCM tem ST? Pois, todos os NCM´S que iniciarem com essa cadeia terá ST? 

Sim, quer dizer que todos os produtos que comecem com 8508 e que sejam aspiradores, tem ST. Lembrando que tem que ter as duas características, caso não seja aspirador, não tem ST.

2 - A empresa é um comércio e esta revendendo esse produto para um consumidor final, como somos comércio não temos quer destacar a Substituição Tributária nesse operação, pois ela foi paga pela indústria na sua saída até o final correto?

Via de regra não se aplica ST para consumidor final, mas quando você recebe uma mercadoria onde a ST já foi recolhida anteriormente, não tem que destacar nenhum ICMS.

Atenciosamente,

Karina Januário
Contadora / Analista Fiscal
E-mail: [email protected]
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/karinajanuario
juliana

Juliana

Ouro DIVISÃO 1, Auxiliar Depto. Pessoal
há 4 anos Terça-Feira | 25 junho 2019 | 10:45

Karina, bom dia.

Obrigada pela sua resposta.

Gostaria de aproveitar e te perguntar uma coisa.... por favor me ajuda se puder

A empresa em questão ela compra produtos de uma outra empresa que importa, então temos a seguinte situação.:

A minha empresa é cliente de uma importadora (essa importadora compra e emite a nota de entrada para naturalizar os produtos comprados) 
Quando eu compro na minha nota de venda uso o csosn com inicio 0 mesmo??

Obrigada desde já.

Karina Cristina Januário da Silva

Karina Cristina Januário da Silva

Ouro DIVISÃO 1, Analista Tributos
há 4 anos Quarta-Feira | 26 junho 2019 | 09:59

Juliana,

O correto é usar um que inicie com 2 ou 7, a depender se o produto tem ou não similar nacional:

0 - Nacional, exceto as indicadas nos códigos 3 a 5
1 - Estrangeira - Importação direta, exceto a indicada no código 6
2 - Estrangeira - Adquirida no mercado interno, exceto a indicada no código 7
3 - Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação superior a 40%
4 - Nacional, cuja produção tenha sido feita em conformidade com os processos produtivos básicos de que tratam o Decreto-Lei nº 288/67 e as Leis nºs 8.248/91, 8.387/91, 10.176/01 e 11.484/07
5 - Nacional, mercadoria ou bem com Conteúdo de Importação inferior ou igual a 40%
6 - Estrangeira - Importação direta, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX
7 - Estrangeira - Adquirida no mercado interno, sem similar nacional, constante em lista de Resolução CAMEX

Atenciosamente,

Karina Januário
Contadora / Analista Fiscal
E-mail: [email protected]
Linkedin: https://www.linkedin.com/in/karinajanuario

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.