x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 9

acessos 6.219

Modelo de NF devolução

Ariosnaldo Ruckl

Ariosnaldo Ruckl

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Terça-Feira | 5 janeiro 2010 | 15:20

Estou com um problema, tenho um cliente que enxiste em não colocar em sua nota fiscal de devolução a informação de qual nota se refere a mesma, peço por gentileza um modelo que explique com estes detalhes para que eu possa repassar esta informação.

Obrigado.

Carlos Alexandre da Silva

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 7 janeiro 2010 | 11:00

Olha Ari, essa questao é relativa
Por exemplo, na empresa que trabalho, quando preciso fazer a devolucao de alguma mercadoria que esta em estoque nao tem como colocar o numero da NF de entrada pois nao sei a qual NF a mercadoria veio.
Porem se a devolucao ocorrer no momento da entrada ai sim colocamos o numero da NF

Odair José Corneto

Odair José Corneto

Prata DIVISÃO 2 , Micro-Empresário
há 15 anos Quinta-Feira | 7 janeiro 2010 | 13:14

Boa tarde Senhores.

Não tenho aqui um modelo, mas nas notas de devolução há sempre que informar o número da nota de entrada.

Além dos apectos fiscais temos também o comercial (baixa de boleto/cobrança, geração de crédito ao fornecedor, ...)

Att.

Prata DIVISÃO 1 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 7 janeiro 2010 | 14:28

Boa tarde Odair
Quanto a informar o numero da nota fiscal de entrada nem sempre é facil.
Vou supor uma situação hipotetica, a qual as vezes ocorre na empresa onde trabalho que no caso é um supermercado.
Compramos mercadorias de tal fornecedor por exemplo sardinha em lata, e assim dentro do mes ocorre varias comprar do produto o qual fica estocado ate ir para a area de venda. Ocorre as vezes alguns produrtos estarem improprios para o consumo. Como sao feitas varais compras dentro do mes fica quase impossivel saber a qual NF de entrada o produto pertence, entao ficando assim impossibilitado destacar o numero da NF de entrada.

Ariosnaldo Ruckl

Ariosnaldo Ruckl

Bronze DIVISÃO 3 , Assistente Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 7 janeiro 2010 | 17:21

Obrigado pelas dicas e exemplos.
Quanto ao controle da empresa no qual relacione a mercadoria que entra ou que sai com relação a nota fiscal, existem programas especificos ou pararelos para realizar estas operações, no nosso sistema interno tem essa possibilidade de informar a qual NF refere-se, aí é só emitir um relatório gerencial.
O meu problema é que o meu cliente não têm o habito de informar na sua NF de devolução.

Wilson Fernando de A. Fortunato
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Quinta-Feira | 7 janeiro 2010 | 17:53

Boa tarde amigos!

Pelo menos aqui em MG é obrigado sim constar na NF de devolução os dados da NF de entrada dos produtos.
Isto está regulamentado pelo Anexo V do RICMS/MG/2002, que trata dos documentos fiscais.
No Artigo 2° desta base legal temos que, "Na nota fiscal emitida relativamente à saída de mercadorias em retorno ou em devolução deverão ser indicados, ainda, no campo "Informações Complementares", o número, a data de emissão e o valor da operação do documento original".

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
Moderador

Moderador , Contador(a)
há 15 anos Sexta-Feira | 8 janeiro 2010 | 09:26

Bom dia amigos!

Acabei de anexar à esta postagem um "Modelo de NF de Devolução", que nos foi gentilmente cedido pelo nosso amigo Ariosnaldo Ruckl, a quem nós do Fórum Contábeis somos muito gratos.

Para fazer o Download do anexo, basta seguir as instruções constantes nas Regras do Fórum, que, por comodidade, transcrevo abaixo:

Como fazer download dos anexos:
Ao acessar algum tópico que contenha arquivos anexados, quando abrir-lo você verá uma pasta semi-aberta, o título do tópico e logo à frente verá a seguinte frase sublinhada; Esta mensagem contém anexos e uma seta verde apontado para algo semelhante a um HD.
Clique e aparecerá uma janela com a relação dos anexos existentes
Clique no arquivo desejado e salve no local que você escolher.
Ao fim do download abra a pasta e clique no arquivo para abri-lo ou descompactar, se for caso.
Se o arquivo estiver compactado, recomendamos que você instale o WinZip para descompactá-lo.
Outra opção também é utilizar no rodapé da pagina, onde tem a figura de um disquete Fazer Download do Anexo, então basta clicar na figura e repetir os procedimentos indicados no parágrafo acima.

Não custa lembrar que não será permitido pedidos do arquivo por e-mail ou qualquer outra forma.

Sempre pesquise antes de postar
Visite o meu Facebook.
***CCB
JOAO FIGUEIREDO

Joao Figueiredo

Ouro DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 15 anos Sábado | 16 janeiro 2010 | 23:05

ari,
aqui em sp,é necessario mencionar o numero da nf, tendo em vista que na devolução de compras, é necessario saber se o preço unitario, confronta com a nf. de entrada.
abs
joão

trabalhei em várias empresas, sempre trabalhando em equipe e profissionalismo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade