x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 120

Fabio Junior

Fabio Junior

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente
há 4 anos Sexta-Feira | 19 julho 2019 | 19:48

Sei que tem muitos casos com este assunto em questão.

meu caso é assim:

Meu irmão presta serviços para uma empresa e precisa emitir nota de devolução de mercadoria, ele recebe a mercadoria com o CFOP 5949
porem precisa fazer a devolução da mercadoria, tendo em vista que: a NF tem que ser Devolução/retorno, muitos aqui falam pra usar o mesmo CFOP,
mas quando vai transmitir a nota ele tem um retorno de que esse CFOP não é para devolução de mercadoria, entao qual CFOP usar??

a mercadoria não é comprada, ela é enviada para que ele faça a troca da mercadoria em um cliente e a danificada tem que retorna ao fabricante.

Keith

Keith

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 4 anos Segunda-Feira | 22 julho 2019 | 21:50

Boa noite, neste caso como a nota veio para seu irmão com o CFOP 5.949. E vocês tem que entrar com a nota no 1.949. 
O retorno será no 5.949 também. Colocar nos dados adicionais devolução de mercadoria da nota numero tal, com CFOP 5.949.
Na descrição do CFOP não vai aparecer escrito devolução, pq esse CFOP 5.949 é de Outra saída de mercadoria ou prestação de serviço não especificado. 
O que acontece é o seguinte o CFOP de entrada é amarrado com o CFOP de saída. Como você entrou com o CFOP 1.949 a devolução sera no 5.949. Só nos dados adicionais vc ira informar do que se trata para o recebedor identificar a transação.






Keith

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.