x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 89

ECF Contabilização

Adla Lima Duarte

Adla Lima Duarte

Bronze DIVISÃO 5, Coordenador(a) Fiscal
há 4 anos Segunda-Feira | 29 julho 2019 | 15:52

Olá boa tarde!!

Estou precisando entender todo o processo de Cupom fiscal. No escritório onde trabalho possuímos vários clientes que emitem cupom fiscal, como lanço esses valores no sistema contábil do escritório? Devo solicitar ao cliente algum arquivo específico, ou lanço manualmente, dia a dia da leitura memoria fiscal que o cliente envia para o escritório? Como enviamos o sintegra, como lanço, no fiscal estes valores para posteriormente gerar o sintegra da empresa?


Não consegui compreender esse processo ainda.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 30 julho 2019 | 08:53

Se você utiliza sistema integrado, poderá extrair da máquina de emissão os arquivo dos cupons emitidos no mês e integrar ao faturamento (fiscal), pois estas vendas são base de cálculo para apuração dos impostos, por exemplo, PIS e COFINS se for o caso.
Você também tem a opção de lançar manualmente.
O Sintegra é uma obrigação acessória a ser entregue mensalmente nas operações interestaduais, acredito que os cupons sejam emitidos dentro do Estado, correto ?

Telma, empresária, escritório contábil.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Adla Lima Duarte

Adla Lima Duarte

Bronze DIVISÃO 5, Coordenador(a) Fiscal
há 4 anos Terça-Feira | 30 julho 2019 | 10:02

Bom dia Telma!!
 Então ainda não compreendi muito bem. O meu cliente gera hoje pra mim a leitura memória fiscal e me envia mensalmente. Através desta leitura que eu emito seu imposto. Importante ressaltar que esses clientes são do simples nacional. Logo nesta leitura memória fiscal pego o valor bruto das vendas, menos descontos, menos cancelamentos e obtenho o resultado das vendas mensais e emito o DAS com esse valor. E para separa o que é tributado ou substituição peço a empresa um relatório do sistema deles onde conste daquele valor o que é tributado e o que é substituição. Falta então lançar no meu sistema da contabilidade esses valores para gerar o sintegra de maneira correta fechando com os valores do imposto. Porém ai vem a dúvida de como lançar isso? Antes lançava a leitura memória fiscal manualmente dia a dia, mais dá muito trabalho e em cada dia de lançamento só lançava o valor bruto, o desconto o cancelamento o valor líquido e o número do cupom daquele dia. Então preciso entender o que exatamente deve ser levado para o sintegra, para então saber como posso ou não lançar esse cupom. Ex: Se no sintegra vai apenas valor, posso fazer apenas um lançamento contendo valor liquido da venda mensal. Mais se no exemplo no sintrega for obrigatório algum código, ou registro específico das vendas e cobrar venda diária e não mensal, ai terei que lançar dia a dia mesmo. Dependendo do que tiver que ser enviado no sintegra que vou ver o que e como lançar no meu sistema. Tentei ler o manual do sintegra e até o perguntas e respostas mais não compreendi aqueles códigos exigidos (60M, 60D, 60I, etc... Como devo proceder?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.