x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 259

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 4 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2019 | 15:44

Boa tarde!

Procurei no fórum e não encontrei nenhum tópico a respeito, por isso resolvi criar este. Caso já exista algum tópico sobre o tema, por favor me mande o link.

Gostaria de fazer uma pergunta: alguém poderia me indicar algum curso, livros, vídeo-aula etc que explique melhor sobre o tema?
Tenho muitas dificuldades com relação a isso e gostaria de entender mais ao invés de vir apenas perguntar qual CFOP usar.

Desde já agradeço.

Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 4 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2019 | 15:58

Não precisa cursar CFOP. CFOP é a natureza da operação, indica do que se trata nos deslocamentos das mercadorias.
Veja as notas explicativas abaixo de cada CFOP no Convênio CFOP. Segue o link:

www.confaz.fazenda.gov.br

Veja um exemplo com o CFOP 1.501 (a nota explicativa é o texto que começa com "Classificam-se...):

"1.501 - Entrada de mercadoria recebida com fim específico de exportação
Classificam-se neste código as entradas de mercadorias em estabelecimento de trading company, empresa comercial exportadora ou outro estabelecimento do remetente, com fim específico de exportação".

É somente isso, caso erre numa nota fiscal poderá ser corrigido por carta de correção!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 4 anos Quarta-Feira | 7 agosto 2019 | 16:26

Oi, José.
Mas o "curso" a que me refiro seria mais algo sobre os códigos a serem usados em cada situação, um curso fiscal.
Vou dar uma olhada no seu link, abraço.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.