x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 1.211

Carlos Alberto

Carlos Alberto

Iniciante DIVISÃO 3, Digitador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 10 setembro 2019 | 10:34

Eu gostaria de saber um pouco mais sobre CST e CFOP. Por exemplo eu trabalho em um supermercado, em que tenho que faturar notas fiscais todos os dias,
mais sempre que possível o contador da empresa, vem para me em forma de erros na nota, e esses erros estão relacionados a CST e CFOP, na nota fiscal sempre vem CST diferentes para cada produto ou as vezes vem com o CST igual 060 000 102 entre outros ele me disse que tinha que alterar o CFOP conforme o CST, mais eu confesso minha ignorância em relação a isso então gostaria de saber se alguém pode me ajudar como faço pra saber qual é o CFOP do CST por exemplo CST 060 qual é o seu CFOP ou CST 102 qual é o seu CFOP?

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 10 setembro 2019 | 11:35

Prezado, seja bem vindo!

Eu entendo que a Classificação correta do CST/CSOSN e do CFOP é de suma importância. São um dos códigos mais importantes e eles tem correlação com as tributações.

Se você esta começando na área, eu sugeriria você conversar com o Contador da empresa explicar para você (dar uma mini-aula) pois esse tema é complexo para quem é iniciante.

Veja a tabelas as abaixo, seria um bom inicio você dar uma lida e tentar absorver o máximo.
(E se você quer aprender mesmo, tente fazer um curso de"Emissão de Nota Fiscal", onde os temas serão abordados)


CST / CSOSN
https://www.sitecontabil.com.br/tabelas/correlaocstxcrtcsosn_para_LR.pdf
CFOP
https://www.sitecontabil.com.br/tabelas/cfop/pag_um.html

Carlos Alberto

Carlos Alberto

Iniciante DIVISÃO 3, Digitador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 10 setembro 2019 | 13:18

Muito obrigado pela dica, mais eu ja procurei artigos vídeos no YouTube relacionado a como faturar nota fiscal e não achei nada relacionado, eu só achei muitos artigos vídeos sobre como emitir tenho muita vontade de aprender mais sobre nota fiscal mais mesmo assim muito abrigado.

Diogo

Diogo

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 10 setembro 2019 | 14:28

Caro colega, eu compreendo.

A verdade é que agente se torna "fera" nessa área apenas com a PRÁTICA diária, com erros e acertos.
O mais correto seria o Contador da empresa te orientar (esse é o dever dos Contadores, pelo menos eu faço isso com meus clientes)

Mas vamos lá. Vou tentar ajudar.
Sua empresa é do Simples ou Normal (Lucro Presumido ou Lucro Real) ?

Tenha em mente que você sempre deverá se perguntar: "Qual é a finalidade desse produto"? (é para revenda?, é para uso consumo? Imobilizado?)

Vamos considerar que seja para Revenda e empresa do Simples Nacional.

Você precisará usar os CSOSN (veja na tabela do link)

Os CFOPs de entrada seriam:

1102 = entrada de mercadorias sem ICMS ST - para revenda
1556 = entrada de mercadorias sem ICMS ST - para  uso e consumo
1443 = entrada de mercadorias com ICMS ST - para revenda
1407 = entrada de mercadorias com ICMS ST - para  uso e consumo

Quando os CSOSN na NF vierem com códigos: "201, 202, 203 e 500", quer dizer que a mercadoria possui ICMS ST
logo a entrada será com o "CFOP 1.443"

Se fosse algum item para uso e consumo e viesse com os códigos: 201, 202, 203 e 500 o CFOP de entrada seria O 1.407

Quando vierem outros CSOSN, são produtos que não possuem ICMS ST e os CFOPs de entrada serão 1102 (para revenda) e 1556 (para uso e consumo).

Espero ter ajudado.


O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.