x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 40

Troca de Produto / Terceiros

Gabriel Oliveira

Gabriel Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Supervisor(a)
há 4 anos Terça-Feira | 17 setembro 2019 | 12:14

Olá amigos,
Gostaria de passar uma resposta mais assertiva ao caso abaixo para um cliente:

1) Tenho a seguinte situação,estou com uma empresa fabricante, que vendeu para atacadista em 2014 um produto.
2)Este revendeu ao cliente final este mês.
3) Cliente final identifica problema e pede troca do produto. 
4) Revendedor disse que não emite nota sem receber antes novo produto da fabrica. 5) cliente não pode emitir a nota de troca porque só possui uma nota tipo talão. 

Considerando estas informações acima eu poderia afirmar que, não é possível realizar a troca em garantia diretamente com a cliente considerando que o cliente não tem a nota fiscal de origem ?
E mais, posso dizer que não é possível também pelo fato da Nota Fiscal ser de 2014?

Grato!

  

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 17 setembro 2019 | 21:59

A garantia expirou ! não existe alguém esperar quase 5 anos para reclamar, exceto que esteja estabelecida cláusula contratual, tipo garantia estendida.
Em relação a quem deveria trocar se estivesse na garantia é o quem vendeu ao consumidor final. Como resolver a questão da nota seria um problema que o consumidor final nem deve entender.

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Gabriel Oliveira

Gabriel Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Supervisor(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 18 setembro 2019 | 08:53

Olá Telma, obrigado pelo retorno!!

Em relação a quem deveria trocar se estivesse na garantia é o quem vendeu ao consumidor final.
Eu concordo com você, mas me falaram algo ontem que ainda me deixou na dúvida:

Que há a garantia de fabricação  de 12 meses a partir da data de emissão ao consumidor final. 

Considerando que a fábrica vendeu ao atacadista em 2014 - E este atacadista vendeu ao cliente final em 06/2019, (há 3 meses) a fábrica se coloca como responsável pela troca ao cliente.  Caso isso seja possível, fiscalmente o que fazer ?

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.