x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 101

Mercadorias em nota de prestação de serviços

Paulo Renato Martins Vieira

Paulo Renato Martins Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Quarta-Feira | 18 setembro 2019 | 18:05

Boa tarde. 

Tenho um cliente do Simples Nacional que está prestando serviços para o SESI. 

Ele faz trabalhos de instalação elétrica. E as mercadorias que utiliza na instalação, compra no nome da empresa prestadora. Entretanto, na hora do faturamento o SESI não quis receber uma NFS-e com o valor do serviço prestado e uma NF-e com o valor dos produtos utilizados na prestação de serviços, como a empresa geralmente tem feito, até para que haja a separação de receitas no Simples Nacional. 

Alegam que os produtos podem ir descritos na nota de serviços. Procede essa informação? Se sim, como eu devo proceder?

Paulo Renato
Guareí - SP
Bruno Borges Andrade

Bruno Borges Andrade

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 4 anos Sábado | 21 setembro 2019 | 21:36

Boa noite Paulo,

Seu entendimento está correto, pois existe a incidência de impostos diferentes para cada situação, venda de produtos (ICMS) e prestação de serviços (ISS).
Infelizmente, alguns prestadores de serviços acabam embutindo no valor do serviço esses materiais e isso infelizmente acaba se tornando uma operação normal aos olhos dos clientes.

Att. Bruno Borges Andrade

Reinaldo Fonseca

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 4 anos Terça-Feira | 24 setembro 2019 | 12:42

Caros colegas, 

Também concordo com seus posicionamentos, principalmente do Bruno em relação ao "uso e costumes".
Estou postando pq tenho duas sugestões, primeira emitir as duas notas como comentou (o que é o correto), mas informando os valores da DANFE na nota de serviço e entregar somente a nota de serviço.
Outra sugestão é pedir a base legal de materiais poderem ser informados em notas de serviços, se o tomador não estressar, pois nunca é bom o prestador "brigar" com o tomador. 


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
Paulo Renato Martins Vieira

Paulo Renato Martins Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 24 setembro 2019 | 14:06

Obrigado meus caros Bruno e Reinaldo pelas valiosíssimas contribuições, com as quais eu reforcei o meu entendimento. 

Assim que os desdobramentos ocorrerem, eu colocarei mais informações aqui.

Obrigado mesmo!

Paulo Renato
Guareí - SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.