x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 436

Nota Fiscal Carioca

Cristiane de Lima Monteiro

Cristiane de Lima Monteiro

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2019 | 15:29

Prezados boa tarde!

Gostaria muito da ajuda de vocês, um cliente me procurou pois emitiu uma nota fiscal em 29/07/19 com as retenções de COFINS, CSLL, PIS e INSS e o serviço prestado ele colocou com o código 14.01.07 - manutenção de máquinas, quando chegou em 05/08/19 ele substituiu a nota fiscal. Quando fui substituir a nota fiscal ela me da a informação que o ISS foi pago em 04/09/19 e não é possível substituir a NFS-E, pois a mesma foi retida e já teve sua guia quitada.

Gostaria de saber o que fazer?  Uma vez que o código  de serviço prestado esta errado, não tem a retenção de INSS e como colocar a retenção de IRPJ.

Fico no aguardo.

Cristiane Lima

William

William

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 5 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2019 | 17:49

Cristiane de Lima Monteiro boa tarde.

   Peça o cancelamento dessa NFS-e por processo administrativo sem substituição mas informando a numeração da nota correta onde não conseguiu substituir pois o mês já tinha virado, com isso peça restituição ou compensação desse ISS e não calcule os federais encima dessa nota errada.

Cristiane de Lima Monteiro

Cristiane de Lima Monteiro

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2019 | 13:40

William,

O meu cliente emitiu essa nota fiscal errada e depois fez a substituição dela mesmo errada e mandou para o cliente dele que efetuou o pagamento dessa nota, posso solicitar o cancelamento da NF mesmo que ele já tenha recebido pelo serviço?

Fico no aguardo.

Cristiane

William

William

Ouro DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 5 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2019 | 14:59

7.10. Pode-se cancelar NFS-e emitida?
Sim, mas só se admite o cancelamento da NFS-e quando o serviço não tiver sido prestado ou quando tiver ocorrido duplicidade de emissão para o mesmo serviço.
O cancelamento da NFS-e deverá ser solicitado pelo emitente, no Portal a Nota Carioca, e, como regra geral, será autorizado automaticamente quando solicitado dentro do prazo.
E qual é o prazo? É de 60 ou de 120 dias, dependendo dos serviços prestados. Para quase todos os serviços, o prazo para cancelamento é de 60 dias. As exceções são:
a) “Serviços de saúde, assistência médica e congêneres”, que são os serviços compreendidos no item 4 da Lista de serviços anexa à Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003, e
b) “Serviços relativos a hospedagem, turismo, viagens e congêneres”, que são os serviços compreendidos no item 9 da Lista de serviços anexa à Lei Complementar nº 116, de 31 de julho de 2003.
Para os serviços listados em “a” e “b”, acima, o prazo é de 120 dias.
Passado o prazo, a nota ainda poderá ser cancelada, mas não automaticamente. O pedido ficará pendente de autorização, e seu deferimento deverá ser requerido por processo.
O prazo não é o único critério para o deferimento automático. Isso quer dizer que há Notas Cariocas que, mesmo dentro dos prazos comentados acima, não poderão ser canceladas automaticamente ficando o pedido pendente de deferimento. Isso se aplica dois casos:
1) A NFS-e está associada a uma guia quitada, e o valor do ISS devido na nota é superior a R$ 5.000,00.
2) A NFS-e foi emitida com indicação de retenção do ISS pelo prestador ou pelo intermediário, e o tributo já foi pago (qualquer que seja o seu valor).
Nas hipóteses em que o cancelamento da NFS-e dependa de deferimento (depois do prazo, ISS na nota acima de R$ 5.000,00, pago, e casos de retenção), o solicitante deverá protocolar petição e apresentar documentos que complementarão o pedido de cancelamento da Nota Carioca na Gerência de Fiscalização a que estiver vinculada a inscrição municipal do emitente. Em se tratando de solicitação de cancelamento de NFS-e cujo imposto tenha sido retido e pago pelo tomador ou intermediário, caberá ao prestador do serviço solicitar o cancelamento no sistema da Nota Carioca e ao prestador ou intermediário, apresentar, no plantão fiscal da Gerência de Fiscalização a que estiver vinculada sua inscrição municipal, uma petição fundamentada.
O Sistema não permite cancelar-se uma NFS-e quando ela estiver vinculada a uma guia de recolhimento não quitada. O cancelamento de Nota Carioca vinculada a guia de recolhimento emitida e não paga, ou não integralmente quitada com a utilização de créditos disponíveis no sistema, dependerá do prévio cancelamento dessa guia. Para isso, no menu “Consultas”, opção ”Notas Fiscais”, na aba “Notas Emitidas”, é disponibilizado, na coluna Status, o link “Cancelar”, o qual deverá ser clicado para realizar-se a operação.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade