x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 3.144

Emissão de Nota Fiscal de Serviço (ISS) para o mesmo CNPJ

Fernando Depizol

Fernando Depizol

Iniciante DIVISÃO 5 , Web Programador
há 5 anos Quinta-Feira | 31 outubro 2019 | 09:52

Bom dia, estou em uma situação onde o prestador deseja emitir uma nota fiscal de serviço para ele mesmo para atender uma necessidade de controle interno atendendo o sistema da empresa.
É uma empresa que revende automóveis, e quando o veículo chega ele precisa realizar a revisão do mesmo, quando gera uma OS o sistema gera uma NFS.
Posso emitir nota fiscal de serviço para mim mesmo?

Rosilene Oliveira

Rosilene Oliveira

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 1 novembro 2019 | 14:44

Fernando,

A função da nota fiscal de serviço é demonstrar que houve a efetivação de um serviço que foi prestado e que os impostos serão devidamente cobrados e recolhidos para quem de direito (Prefeitura ou União, no caso das retenções federais). É estranho uma empresa emitir uma nota fiscal para ela mesma mesmo para solicitar um pagamento de serviço que foi prestado internamente - quem será o responsável por pagar os impostos? ela mesma? é muito incoerente isso - pode dar margem a futuras autuações ou fiscalizações.

O ideal é solicitar para o seu cliente criar novos mecanismos sem ter a efetivação de que ele foi prestado com a emissão de nota fiscal de serviço.

“Tenho pensamentos que, se pudesse revelá-los e fazê-los viver, acrescentariam nova luminosidade às estrelas, nova beleza ao mundo e maior amor ao coração dos homens.”
Fernando Pessoa
Fernando Depizol

Fernando Depizol

Iniciante DIVISÃO 5 , Web Programador
há 5 anos Sexta-Feira | 1 novembro 2019 | 15:40

Rosilene Oliveira, obrigado pela resposta, 

Quem será o responsável por pagar os impostos?
A empresa mesmo. A mesma solicitou a possibilidade junto a prefeitura.

Também achei estranho, em contato com a empresa, me disseram que precisam apresentar essas notas de serviço para a franquia para que seja realizado pagamento de comissão para os funcionários, achei estranho, se alguém puder esclarecer a situação para mim, fico agradecido.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade

Algumas informações precisam ser revistas: