x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 112

Primeira apuração simples nacional

CINTHYA

Cinthya

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2020 | 12:02

Bom dia!

Alguém pode me ajudar?

Estou com uma empresa que abriu em 19/11/2019, esta no cnae 82.19-9-99 - Preparação de documentos e serviços especializados de apoio administrativo não especificados anteriormente.

Gostaria de saber se realmente se enquadra no anexo III sem fator R, pois houve faturamento já no primeiro mês, porém o valor do imposto está com alíquota maior do que demonstra a tabela, e também tem o valor de RBT12p calculado com base no que foi informado multiplicado por 12, não sei se esse valor incide na alteração da alíquota.

Podem me ajudar com isso?!

Mto obrigada.

Meyke Fragas dos Reis Medeiros

Prata DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2020 | 13:40

Cinthya boa tarde.

De fato a empresa está enquadrada corretamente ( Anexo III) sem fator R, referente a alíquota estar alta é porque a empresa não tem 12 meses de vida, então é feita a proporção do mês que você faturou para 12 meses (basicamente é esta a lógica), ela tem apenas UM faturamento? Se for só um mês faturado não deveria proporcionalizar...

Atenciosamente,
Meyke Medeiros
[email protected]
CINTHYA

Cinthya

Bronze DIVISÃO 5 , Contador(a)
há 5 anos Quarta-Feira | 8 janeiro 2020 | 13:47

Boa tarde, Meyke.

Isso mesmo, faturou novembro e dezembro e a média do imposto deu 9,6%.

Eu acho que tem coisa errada, mas não consigo uma solução.

Prata DIVISÃO 1 , Estagiário(a)
há 5 anos Quinta-Feira | 9 janeiro 2020 | 23:08

Boa noite Cinthya.

Olha, eu acredito que não esteja errado, como eu te falei o faturamento foi proporcionalizado.
Por exemplo, se você abriu a empresa em 01/01/2020 e faturou 150.000,00 neste mesmo mês, na primeira declaração vai tudo certo porém quando for declarar o mês 02/2020 ele fará uma proporção que o seu RBT12 vai para 3.600.000,00 e a sua alíquota vai lá pra cima, como tem menos de um a proporção acaba elevando a alíquota.
Sugiro que leia este tópico pois tem bastante informações pertinentes.

Atenciosamente,
Meyke Medeiros
[email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade