x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 146

RESÍDUO DE PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO

Roger Peter Rocha

Roger Peter Rocha

Prata DIVISÃO 1 , Analista Contabilidade
há 5 anos Sexta-Feira | 10 janeiro 2020 | 09:29

Bom dia.

Somos uma indústria onde recebemos bobina e prestamos serviço de corte dessas bobinas. Devolvemos para nosso cliente somente o produto final acabado, existe um resíduo de material que o mesmo não queira, porém o montante disso no final do mês ou por ano e grande. 

Como fazer fiscalmente que esse resíduo de material volte para meu estoque, pelo comercial já está acordado com o cliente, esse resíduo ele não quer, e me dá o " direito " de fazer o que bem entendemos.

Esse resíduo poderá ser aproveitado ? Qual o procedimento a fazer juntamente com o fisco e não ser penalizado?

Atenciosamente.

Roger Rocha

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 5 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2020 | 11:26

Se sua empresa tem utilidade neste resíduo, faça uma nota de entrada sem crédito e depois dê baixa com a nota da venda/revenda.
Mas se sua empresa não utiliza para nada, vc poderá fazer uma nota de venda de sucata (legislação própria) ou uma nota de doação.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Roger Peter Rocha

Roger Peter Rocha

há 5 anos Segunda-Feira | 13 janeiro 2020 | 17:52

Obrigado Telma.

A empresa utiliza para fazer peças. Mas esse material e de sobra de industrialização 5.124. Você acha se o meu cliente vender como sucata para minha empresa não seria melhor? Alimentava meu estoque de matéria prima e com isso produzia peças normalmente.

Atenciosamente.

Roger

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 5 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2020 | 07:52

Eu imaginei que esta sobra não era repassada ao cliente, mas se isso acontece, sim, ele pode te revender aí vc alimenta o estoque com esta nota mesmo, não tem problema agir assim.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Roger Peter Rocha

Roger Peter Rocha

há 5 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2020 | 08:34

Muito obrigado Telma.

Comercialmente está acertado, meus clientes não querem essa sobra. Minha dúvida e essa, se emito uma entrada acobertando meu estoque de uma matéria que sobra ou peço ao meu cliente que me venda essa sobra como sucata.

Roger

Gilnei Aparecido Corrêa

Gilnei Aparecido Corrêa

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 5 anos Terça-Feira | 14 janeiro 2020 | 08:56

Roger, bom dia!

O correto seria seu cliente lhe emitir a nota de venda como sucata, porem muito cuidado com o valor dessa sucata para que seja o minimo possível, visto que qualquer valor que possa parecer lucro poderá o fisco interpretar como subproduto. Falo por experiencia própria.

Grato Gil.

Grato Gil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade