x
2020-01-10T09:29:17-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 8

acessos 61

RESÍDUO DE PROCESSO DE INDUSTRIALIZAÇÃO

há 26 semanas Sexta-Feira | 10 janeiro 2020 | 09:29

Bom dia.

Somos uma indústria onde recebemos bobina e prestamos serviço de corte dessas bobinas. Devolvemos para nosso cliente somente o produto final acabado, existe um resíduo de material que o mesmo não queira, porém o montante disso no final do mês ou por ano e grande. 

Como fazer fiscalmente que esse resíduo de material volte para meu estoque, pelo comercial já está acordado com o cliente, esse resíduo ele não quer, e me dá o " direito " de fazer o que bem entendemos.

Esse resíduo poderá ser aproveitado ? Qual o procedimento a fazer juntamente com o fisco e não ser penalizado?

Atenciosamente.

Roger Rocha

há 26 semanas Segunda-Feira | 13 janeiro 2020 | 11:26

Se sua empresa tem utilidade neste resíduo, faça uma nota de entrada sem crédito e depois dê baixa com a nota da venda/revenda.
Mas se sua empresa não utiliza para nada, vc poderá fazer uma nota de venda de sucata (legislação própria) ou uma nota de doação.

Telma, empresária, escritório contábil.

Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário
há 26 semanas Segunda-Feira | 13 janeiro 2020 | 17:52

Obrigado Telma.

A empresa utiliza para fazer peças. Mas esse material e de sobra de industrialização 5.124. Você acha se o meu cliente vender como sucata para minha empresa não seria melhor? Alimentava meu estoque de matéria prima e com isso produzia peças normalmente.

Atenciosamente.

Roger

há 26 semanas Terça-Feira | 14 janeiro 2020 | 07:52

Eu imaginei que esta sobra não era repassada ao cliente, mas se isso acontece, sim, ele pode te revender aí vc alimenta o estoque com esta nota mesmo, não tem problema agir assim.

Telma, empresária, escritório contábil.

Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário
há 26 semanas Terça-Feira | 14 janeiro 2020 | 08:34

Muito obrigado Telma.

Comercialmente está acertado, meus clientes não querem essa sobra. Minha dúvida e essa, se emito uma entrada acobertando meu estoque de uma matéria que sobra ou peço ao meu cliente que me venda essa sobra como sucata.

Roger

há 26 semanas Terça-Feira | 14 janeiro 2020 | 08:56

Roger, bom dia!

O correto seria seu cliente lhe emitir a nota de venda como sucata, porem muito cuidado com o valor dessa sucata para que seja o minimo possível, visto que qualquer valor que possa parecer lucro poderá o fisco interpretar como subproduto. Falo por experiencia própria.

Grato Gil.

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.