x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.540

DIFAL para produto tributado a 4% com benefício de redução da alíquota 12% no estado de SP art. 54.

Janiffer Thais da Silva

Janiffer Thais da Silva

Bronze DIVISÃO 5, Analista Fiscal
há 4 anos Sábado | 18 janeiro 2020 | 12:21

Boa tarde,

Minha empresa está localizada no estado de São Paulo e recebi uma nota fiscal do Rio de Janeiro e o produto é importado, portanto tributado a uma alíquota interestadual de 4% de ICMS.

Porém a NCM no estado de São Paulo tem redução da alíquota para 12% de ICMS conf. o art. 54.

Neste caso é permitido o calculo do diferencial de alíquota trazendo a diferença da alíquota de 4% INTER - 12% SP, totalizando apena 8% de DIFAL? 

Desde já agradeço a atenção de todos.

Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 4 anos Sábado | 18 janeiro 2020 | 22:24

1) Minha empresa está localizada no estado de São Paulo e recebi uma nota fiscal do Rio de Janeiro e o produto é importado, portanto tributado a uma alíquota interestadual de 4% de ICMS.

RESP. Correto, como o produto é importado, então, a alíquota interestadual é 4% conforme art. 1º da Resolução do Senado Federal nº 13/2012:

"Art. 1º A alíquota do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestação de Serviços de
Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (ICMS) , nas operações interestaduais com bens e mercadorias importados do exterior, será de 4% (quatro por cento)".

2) Porém a NCM no estado de São Paulo tem redução da alíquota para 12% de ICMS conf. o art. 54.

RESP. Meu anjo, não existe redução de alíquota! (Existe a redução de base de cálculo) .
Existe a alíquota e que essa (salvo disposição em contrário) não poderá ser menor que a alíquota interestadual conforme ensina o art. 155, §2º, VI, CF/88.
Conforme artigo 97, IV, CTN, alíquota é fixada por Lei, assim, a Lei em São Paulo fixou a alíquota em 12% para esses produtos (e o artigo 54 do RICMS/SP apenas reproduziu).
Obs. Atento, a alíquota interestadual é fixada por Resolução do Senado Federal (Art. 155, §2º, IV, CF/88), contudo, não podemos esquecer que Resolução do Senado faz parte do processo legislativo, ou seja, tem força de Lei como se diz, conforme ensina o artigo 59, VII, da CF/88.

3) Neste caso é permitido o calculo do diferencial de alíquota trazendo a diferença da alíquota de 4% INTER - 12% SP, totalizando apena 8% de DIFAL?

RESP. Sim, o DIFAL é a diferença da alíquota interna e a interestadual, portanto, temos uma alíquota interna de 12% e a interestadual 4%, logo, a diferença é 8%!
Caso a alíquota interna fosse 18%, então, teríamos uma diferença de 14% (18% - 4% = 14%); caso a alíquota interna fosse 25%, então, teríamos uma diferença de 21% (25% - 4% = 21%), e assim por diante.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.