x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 506

Intermediação de Vendas por aplicativo

Vitor carneiro

Vitor Carneiro

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 4 anos Domingo | 19 janeiro 2020 | 22:05

Estou iniciando uma startup que atua como marketplace (intermediação de vendas pela internet), onde recebo um comissionamento das vendas de produtos de terceiros, minhas  é :

Os impostos serão cobrados em cima da minha comissão ou sobre o valor total da NF emitida de meu parceiro?


Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 4 anos Segunda-Feira | 20 janeiro 2020 | 08:08

Você é um intermediário de venda de algum contribuinte do ICMS, ou seja, você presta serviço para algum contribuinte do ICMS, você anuncia produtos na internet de algum contribuinte do ICMS!

Para tanto recebe uma comissão (você mesmo disse), afinal, não irá trabalhar de graça.
Esse dinheiro da comissão incide dois impostos: imposto de renda (afinal você recebeu uma renda) e ISS (pelo serviço prestado).

Imagine que o seu tomador de serviço (o contribuinte do ICMS) conseguiu vender na sua página de venda R$ 250,00 e digamos que você cobra uma comissão de 12% por cada venda, o seja, 12% de R$ 250,00 = R$ 30,00.
Você ganhou R$ 30,00.
Esses R$ 30,00 você tem que pagar o ISS (emita a nota de serviço contra seu cliente que vendeu o produto e pague o ISS ao seu Município).
Desses R$ 30,00, imaginemos que a alíquota do Imposto de Renda seja 15%, então, temos R$ 30,00 x 15% = R$ 4,50.


Entendo assim!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.