x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 8.361

MEI SP cobrando ISS, está certo ?

Fabio Zaguetto

Fabio Zaguetto

Iniciante DIVISÃO 1 , Analista Informática
há 5 anos Quinta-Feira | 30 janeiro 2020 | 23:17

Prezados, boa noite. Tudo certo ?

Queria tirar uma dúvida com vocês pois não entendo bulhufas de contabilidade (não é minha área de atuação), abri um MEI para prestar serviço para uma empresa no ano passado e fiz todo o processo de senha web para gerar nota fiscal eletrônica em SP - Capital, presto serviços relacionados a informática e cadastrei o código 95.11-8/00 - Reparação e manutenção de computadores e de equipamentos periféricos.

Gerei minha primeira nota no fim de dezembro no devido valor e ela veio com o valor base, uma alíquota de 5% e valor de ISS, até ai achava que estava tudo certo, mas quando fui gerar minha segunda nota hoje, não tinha nenhum desses valores preenchidos nos devidos campos, mas o valor total da nota dos serviços prestados tava nela e joguei o mesmo código de serviço da anterior "01880 - Assistência técnica".

Depois de muito pesquisar entendi (posso ter entendido errado) que essa cobrança da primeira nota não era pra ser feita, que todos os impostos são cobrados pela DAS que pagamos todos os meses, salvo algumas exceções em que o estado ou município poderia cobrar.

Ai é que vem o "problema" pois não lembro se fiz isso antes ou depois de gerar a segunda nota. Quando fui abrir a página da NF-E da prefeitura de SP, veio uma mensagem sobre ter algo definido como "normal" e que tinha que mudar caso não fosse essa minha opção, ai me jogou pra parte "Opção do Simples Nacional" onde você pode mexer o Regime de Tributação e mudei de "Tributação Normal" para "SimplesNacional_DAS".

Ai tenho algumas dúvidas:

1 - Qual das notas ta certa afinal ? (Acho que vou ter que cancelar a errada)
2 - Fiz certo ao mudar de tributação normal para simples nacional no site da prefeitura, ou deveria ter deixado como estava ?
3 - Será que foi essa mudança que fez a segunda nota vir zerada ?
4 - Será que minha categoria em SP que cobra esse tipo de imposto ? (Não achei nada sobre)

Eita bagunça hein, haahahahah. Se alguém puder me dar uma luz sobre o assunto pra deixar tudo certinho, eu agradeço.

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 5 anos Sexta-Feira | 31 janeiro 2020 | 08:29

1 - Qual das notas ta certa afinal ? (Acho que vou ter que cancelar a errada). A primeira está errada
2 - Fiz certo ao mudar de tributação normal para simples nacional no site da prefeitura, ou deveria ter deixado como estava ? Não, se vc é MEI, mencionando como SIMPLES o imposto será maior
3 - Será que foi essa mudança que fez a segunda nota vir zerada ? Foi, mas mesmo assim está errado, pois MEI é diferente de  SIMPLES.
4 - Será que minha categoria em SP que cobra esse tipo de imposto ? (Não achei nada sobre). Nada a ver, acredito que foi o Regime e não o serviço da prefeitura que fez ocorrer a tributação

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Lucas Teixeira

Lucas Teixeira

Prata DIVISÃO 4 , Assistente Fiscal
há 5 anos Sexta-Feira | 31 janeiro 2020 | 08:43

Fábio, na prefeitura de SP antes de emitir nota como simples nacional/MEI você precisa informar que seu regime de tributação é especial. Para fazer isto é  só Ir em Ambiente Restrito> Opção Simples Nacional > Alteração de Regime e, na tela que vai aparecer tem um campo "Editar", lá você altera seu regime de tributação para Simples Nacional/DAS. Suas próximas notas não terão ISS destacado.

Quanto a NF do mês de dezembro que saiu com imposto, você pode corrigir isto no próprio site: Opção Simples Nacional > Enq./Desenq, Retroativo > Seleciona regime Simples Nacional e o Período de Incidência é o mês que a nota com imposto foi emitida, geralmente a prefeitura demora 1 dia para dar o Ok neste Desenquadramento, mas depois que eles aprovarem sua nota já sairá correta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade