x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 200

CST Icms ST saías interestaduais sem convênio

Ricardo Martins de Melo

Ricardo Martins de Melo

Prata DIVISÃO 2
há 4 anos Sexta-Feira | 7 fevereiro 2020 | 11:42

Mais lenha na fogueira, caro José Flávio, sistema BLING não aceita destacar ICMS meramente indicativo tal como orientado por Pernambuco. Anexei uma foto com o texto do Manual e pus o problema para o Suporte.

Uma outra coisa que estou a verificar é quando do preenchimento do EFD ICMS/IPI (em janeiro, foi a vez de Pernambuco aderir), onde se pede o preenchimento da CST - minha solução foi gerar Notas Corretivas mudando o CST de 000 para 060, nas notas fiscais emitidas naquele mês.

Mas, não quero fazer o mesmo neste mês de fevereiro - quero destacar o ICMS, mas pôr a CST correta, 060.

Alguma sugestão para que eu dê a eles?

mudando
Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 4 anos Sexta-Feira | 7 fevereiro 2020 | 15:40

1) Mais lenha na fogueira, caro José Flávio, sistema BLING não aceita destacar ICMS meramente indicativo tal como orientado por Pernambuco. Anexei uma foto com o texto do Manual e pus o problema para o Suporte.

RESP. Ricardo, então tribute (que é o correto) e ao mesmo tempo se aproprie desse mesmo valor (como se fosse um crédito presumido). Para tanto, faça o ajuste da apuração (coloque o código de ajuste da apuração PE020022).
Faça no registro E111 -outros créditos -. Veja o anexo 2 da Portaria SF nº 126/2018 (nessa portaria tem o link para o anexo 2 e busque a tabela 5.1.1.

2) Uma outra coisa que estou a verificar é quando do preenchimento do EFD ICMS/IPI (em janeiro, foi a vez de Pernambuco aderir), onde se pede o preenchimento da CST - minha solução foi gerar Notas Corretivas mudando o CST de 0.00 para 0.60, nas notas fiscais emitidas naquele mês. Mas, não quero fazer o mesmo neste mês de fevereiro - quero destacar o ICMS, mas pôr a CST correta, 060. Alguma sugestão para que eu dê a eles?

RESP. Verdade, a partir da competência janeiro de 2020 é obrigatoria a EFD, regras na Portaria SF 126/2018!
Coloque o CST 0.60 e como tem que se debitar de verdade (não aceita o destaque meramente indicativo), então, aproprie-se do mesmo valor fazendo o ajuste de apuração como indicado no item 1 acima.

Ricardo Martins de Melo

Ricardo Martins de Melo

Prata DIVISÃO 2
há 4 anos Sexta-Feira | 7 fevereiro 2020 | 17:38

Ué, eles não é que teriam de mudar o sistema para se adequar às normas fiscais? 

Se ponho o CST 060, o sistema Bling não gera ICMS (não só meramente indicativo, ele não gera ICMS DE ESPÉCIE ALGUMA, com esse CST, mesmo eu dizendo que o produto tem BC e ALÍQUOTA); se ponho o 000, o Bling gera, mas ão está correto, não me adéquo ao EFD. Quero crer ter prioridade o sistema estatal, não é verdade?

mudando
Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 4 anos Sexta-Feira | 7 fevereiro 2020 | 18:46

Ricardo, então é porque o sistema bling está detectando que o CST 0.60 encerra a tributação (sabemos que isso é verdade, o CST 0.60 significa que é cobrado anteriormente por ST e encerra a tributação).
Tente o CST 0.90!

Ricardo Martins de Melo

Ricardo Martins de Melo

Prata DIVISÃO 2
há 4 anos Sexta-Feira | 7 fevereiro 2020 | 18:52

Na hora em que ia dizer a você que tinha resolvido o assunto com (fiquei fazendo várias tentativas no Emissor Gratuito) o CST 090, li sua mensagem. 

Realmente, ele só aceita o 090 mesmo - fico tudo verde...

Bom final de semana.

mudando

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.