x
2020-02-12T18:22:02-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 26

Emissão de Nota Fiscal de Serviço - Imobiliária

há 1 semana Quarta-Feira | 12 fevereiro 2020 | 18:22

Boa tarde

Tenho um cliente cuja atividade é intermediação imobiliária. A imobiliária tem vários corretores que prestam serviços, onde uma parte da comissão fica na imobiliária e a outra vai para o corretor.

A imobiliária estava emitindo nota para o cliente, apenas da comissão que ficava na imobiliária e a outra parte da comissão  que o corretor recebia, o próprio corretor também emitia nota fiscal em nome do cliente.

Ocorre que alguns empreendimentos não estão aceitando que seja emitida duas notas, eles querem apenas uma nota, com o valor total da comissão.

Devido a essa situação, o imposto da imobiliária vai subir muito e eles vão acabar pagando impostos duas vezes. Uma vez pela imobiliária e outra vez pelo corretor declarando como pessoa física no imposto de renda.  

Duvida: existe alguma forma da imobiliária pagar os impostos apenas do que ela recebeu? mesmo emitindo uma nota com o valor total da comissão?

Desde já agradeço muito a atenção de todos

há 1 semana Quinta-Feira | 13 fevereiro 2020 | 14:11

Não existe.
Porém, a imobiliária pode fazer um acordo com os corretores, tipo: eles não emitem nota mas em contrapartida seria descontado 50% do ISS que a imobiliária está pagando nas notas cujos valores estão sendo integrais.

Telma Carreira Frate , empresária, escritório contábil.

Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.