Adriana Lisboa
Bronze DIVISÃO 2 , Analista FiscalCaros colegas, preciso de uma ajuda no entendimento de uma operação.
A empresa onde trabalho compra ativos para locação e em algumas situações faz operações de leasing para aquisição desses ativos.
O meu fornecedor emite uma nota fiscal para o banco com o CFOP 5119/6119 (venda de mercadoria adquirida ou recebida de terceiros entregue ao destinatário por conta e ordem do adquirente originário, em venda à ordem) e uma nota fiscal de remessa para minha empresa com o CFOP 5923/6923 (remessa de mercadoria por conta e ordem de terceiros, em venda à ordem ou em operações com armazém geral ou depósito fechado).
Em consulta ao IOB, eles me informaram que eu deveria emitir uma nota fiscal de entrada com o CFOP 1551/2551 (compra de bem para o ativo imobilizado) para que eu consiga dar entrada nesse ativo, uma vez que não posso utilizar a nota de venda do fornecedor para o banco, nem a nota de remessa do fornecedor para minha empresa.
Eu tenho duas dúvidas em relação à esse processo:
- Como é uma operação de leasing, eu posso emitir essa nota de entrada para dar entrada no meu ativo? Me informaram que eu não poderia fazer isso, uma vez que o bem ainda não é considerado meu.
- Caso essa operação seja possível, essa nota de entrada eu devo emitir sendo minha empresa a emitente e a destinatária ou o banco sendo o emitente e minha empresa a destinatária?