x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 16

acessos 53.063

DEVOLUÇÃO DE QUEM NÃO POSSUI NF

Albani O. da Paz

Albani O. da Paz

Bronze DIVISÃO 2 , Assistente Contabilidade
há 18 anos Quinta-Feira | 1 fevereiro 2007 | 10:40

Bom dia
Estou com uma dúvida, enviei um mostruário para uma empresa em Manaus cuja atividade é 4619200 - representantes comerciais e agentes do comércio de mercadorias etc .
Preciso que seje feito a devolução desse mostruário a empresa disse que não possui nota fiscal.
Qual procedimento correto a ser feito?
Devo fazer uma nota minha ?
A Empresa tem que fazer alguma carta em papel timbrado, o que devo ser dito nessa carta ?
Gostaria de um modelo
Obrigado(a),
Aguardo uma resposta

Miguel Viscardi

Miguel Viscardi

Prata DIVISÃO 5 , Coordenador(a) Fiscal
há 18 anos Quinta-Feira | 1 fevereiro 2007 | 11:39

Albani

Primeiramente é necessário comprovar se a empresa realmente não é emitente de nota fiscal, isso confirmado ele poderá proceder a devolução

1. com a sua própria nota fiscal se a mercadoria estiver sendo devolvida no ato, fazendo uma declaração no verso da mesma e não poderá ter o canhoto assinado.
2. Tendo recebido a mercadoria, não sendo emitente, poderá devolver juntamente com carta digitada em papel timbrado, nome assinatura, todas caracteristicas e valores da sua nota fiscal (uma cópia fiel do conteúdo).

Com essa carta você emite nota fiscal de entrada e recupera os tributos que eventualmente foram destacados pela saída.

@Oculto

Colabore com o Forum- Antes de perguntar acesse: Pesquisar:

Felipe Bicalho

Felipe Bicalho

Bronze DIVISÃO 4 , Supervisor(a) Contabilidade
há 18 anos Quinta-Feira | 1 fevereiro 2007 | 15:10

Se o cliente não for contribuinte do ICMS (não tiver Inscrição Estadual), vc pode fazer a nota de devolução com a sua propria nota, marcando que é uma nota de entrada e com o CFOP 2.202.
O cliente pode tambem ir ate a AF e pedir uma NF Avulsa para fazer esta devolução.

ATT.

Miguel Viscardi

Miguel Viscardi

Prata DIVISÃO 5 , Coordenador(a) Fiscal
há 18 anos Quinta-Feira | 1 fevereiro 2007 | 15:25

Para esclarecer

Não são todos os Estados que emitem nota fiscal avulsa e ela não vai poder retirar a mercadoria com a nota de entrada, servirá apenas para recuperação dos tributos, desde que o cliente emita a carta-declaratória conforme foi exposto.

Ainda admitindo que se faça por NF avulsa, mesmo assim terá de emitir nota fiscal de entrada, pois a legislação de SP, não reconhece esse documento.

Sds;.

Colabore com o Forum- Antes de perguntar acesse: Pesquisar:

Artur Rios

Artur Rios

Iniciante DIVISÃO 1 , Advogado(a)
há 16 anos Terça-Feira | 29 julho 2008 | 10:15

Bom dia amigos, como faço para obter uma nota fiscal avulsa no estado de Sao Paulo?
Ocorrer que obtive um notebook no exterior e quero envia-lo ao meu irmão que reside na Bahia e me informaram que necessito de nota para enviar equipamento eletronico pelos correios.
Existe alguma outra forma de envia-lo sem a necessidade da nota fiscal? e como obtenho a nota fiscal avulsa?
grato.

mariza nascimento

Mariza Nascimento

Ouro DIVISÃO 1 , Assistente
há 15 anos Segunda-Feira | 15 junho 2009 | 09:25

Tenho um cliente que emite cupon fiscal, ele esta rcebendo nota fiscal eletronica, e as vezes ele tem que devolver alguma coisa, então minha duvida é como ele pode fazer esta devolução? ele poderia usar nota fiscal avulsa?

Thierry Santana Alcântara

Thierry Santana Alcântara

Iniciante DIVISÃO 1 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Quinta-Feira | 2 julho 2009 | 14:52

Boa Tarde !

Preciso de uma ajuda urgente.

Tenho um cliente que possui inscrição estadual, mas não possui NF, pois não foi aceito devido a sua atividade.
É uma honding de instituições não financeiras.

A empresa precisa fazer a venda de um ativo imobilizado, mas não possui NF.

O que devo fazer ?
Pois no estado de SP é aceita declaração apenas para empresas que não possuem I.E.

Por favor eme ajudem !
Obrigado.

ANDRE MOREIRA

Andre Moreira

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 17 maio 2010 | 10:04

bom dia! Miguel vi seu comentario, por acaso voce tem um modelo dessa carta de retorno de mostruario, pois tenho um cliente representante aqui de americana sp q precisa devolver um mostruario para o rs e ele nao tem ie.

obrigado!

ANDRÉ MOREIRA
Contador
Prefeitura Municipal de Americana
Edmilson Cruz Silva

Edmilson Cruz Silva

Bronze DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Segunda-Feira | 4 outubro 2010 | 16:44

Olá,
Preciso da ajuda de vocês para dirimir uma dúvida:

Recebi uma devolução de um cliente, porém como o cliente é SIMPLES NACIONAL, ele fez a devolução somente do valor da mercadoria e colocou o valor dos impostos no campo de informações complementares. Para eu recuperar os impostos, preciso tirar uma NF de entrada somente do valor desses impostos? No caso é ICMS e IPI.

Agradeço desde já.

Roberson Alexandre Trambuch

Bronze DIVISÃO 4 , Consultor(a) Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 17 março 2011 | 15:26

Boa Tarde, tudo bem?

É o seguinte vamos supor que eu tenha uma empresa onde faço uma venda pra uma lanchonete que só tem a NF modelo D1, e esta mesma lanchonete ira fazer a devolução, nesse caso como ele só tem a NF modelo D1 e este tipo de NF não é aceito pra devolução, ai faço uma nota minha como se fosse de entrada, este procedimento está correto?

Tem algum embasamento Legal.

Obrigado

ANDRE MOREIRA

Andre Moreira

Prata DIVISÃO 2 , Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 17 março 2011 | 15:50

Roberson, o correto seria a lanchonete mandar confecçionar 1 talão modelo 1 para poder fazer esta nf de devolução, todos meus clientes tem tonario modelo 1 para esses casos. aqui em sp não é permitido fazer este procedimento q vc falou.

até+

ANDRÉ MOREIRA
Contador
Prefeitura Municipal de Americana
Saul

Saul

Prata DIVISÃO 1 , Analista Fiscal
há 12 anos Terça-Feira | 12 junho 2012 | 09:11

Bom dia,

O cliente fez uma carta de devolução e só mencionou os itens e valor da mercadoria, posso considera a carta e no lançamento calcular os impostos IPI / ICMS ?

"Eu não sou eu nem sou o outro
Sou qualquer coisa de intermédio:
Pilar da ponte de tédio
Que vai de mim para o Outro."

mário de Sá Carneiro
Ivan Pimentel

Ivan Pimentel

Prata DIVISÃO 5 , Técnico Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 24 agosto 2012 | 09:33

Bom dia, no RJ também não, o procedimento é o mesmo citado pelo André.
Caso o cliente não possua M-1, deve compra um NF a vulsa na pepelaria, preencher e levar até a respectiva inspetoria para visto de um fiscal.

Abraços,

Ivan Pimentel

Roseli

Roseli

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 16:23

Boa tarde,
Tive um caso esse mês de um cliente SN aqui SP, só usa ECF e fez a devolução de merc. pra SC sem nf, o fornecedor emitiu uma nf de entrada dele para registrar essa operação.
Eu não sei o que faço nesse caso, como vou lançar essa devolução de compra se não tem docto fiscal do meu cliente ref. a essa saída e essa nf que o fornecedor tirou, pode?
Muitos clientes pequenos não aceitam fazer o mod. 1 pois como não usam acham muito caro a confecção...

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier
Roseli

Roseli

Ouro DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Sexta-Feira | 25 janeiro 2013 | 16:27

Esqueci de mencionar, pra ajudar, a nf foi lançada como se fosse uma devolução de venda no meu cliente e enviado sintegra, como posso acertar isso?Estou pensando em excluir a nf e enviar novo arquivo para o estado de SC, mas não sei como?

"Sonhos não morrem, apenas adormecem na alma da gente."
Chico Xavier

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade