x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 432

NOTA FISCAL DE CONSTRUÇÃO CIVIL

@andersonrezuth

@andersonrezuth

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 20 maio 2020 | 15:31

Uma construtora está  construindo casas para vender, mas ainda não tem comprador.
ela está fazendo as casas por etapa e cada etapa construída eles querem tirar nota fiscal.
Nesse caso eles podem emitir nota fiscal para o próprio CNPJ da construtora?
Porque a engenheira da obra veio me pedir nota fiscal e eu não sei se posso emitir nota fiscal de serviço para a própria construtora, tem base legal para isso? E o que pode ser feito?

Juliano Godoy

Juliano Godoy

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 3 anos Quinta-Feira | 21 maio 2020 | 21:32

Se a própria construtora for vender a casa, entendo que ela não precisa emitir NF a cada etapa. Apenas deve contabilizar os gastos com a construção no estoque e emitir a NF após efetuar a venda.
Já se a construtora foi contratada por outra empresa, que posteriormente fará a venda das casas, aí sim poderá realizar a emissão de NF de serviço de construção civil por etapas, observando a necessidade de contrato global da obra total, que mencione o faturamento parcial por medições temporais.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.