Caroline Anaê
Bronze DIVISÃO 3 , Analista ContabilidadeBoa noite,
Preciso de uma ajuda, trabalho numa empresa de comunicação e o setor de compras efetuou uma negociação com um fornecedor para compra de alguns ativos, a empresa é do Parana e o fornecedor é de São Paulo.
Nós somo contribuintes do ICMS, com isso teríamos que efetuar o recolhimento do diferencial sobre essas notas fiscais, ocorre que na negociação efetuada o setor de comprar fechou com o fornecedor que ELE ARCARIA COM O VALOR DO DIFAL. E recebemos a nota fiscal juntamente com a GNRE recolhida como "ICMS - Consumidor final não contribuinte" e comprovante de pagamento.
Como não há ICMS destacado na nota fiscal, ao dar entrada na mesma o sistema calculou automaticamente o valor do diferencial de alíquotas, sendo:
Vlr calculado pelo sistema: R$ 9.082,00
Vlr pago pelo fornecedor: R$ 8.512,00
Dúvidas:
1. Como o valor recolhido foi inferior ao valor devido realmente, devemos recolher a diferença? Ou devemos recolher o valor integral devido pagamento incorreto?
2. Pagando apenas o valor da diferença. como efetuo a baixa contábil neste caso ? Me deram a sugestão de baixar com "desconto obtido" mas não creio que se encaixe na operação.