x
2020-06-02T22:07:37-03:00

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 79

ICMS DIFERENCIAL DE ALIQUOTAS

há 5 semanas Terça-Feira | 2 junho 2020 | 22:07

Boa noite, 

Preciso de uma ajuda, trabalho numa empresa de comunicação e o setor de compras efetuou uma negociação com um fornecedor para compra de alguns ativos, a empresa é do Parana e o fornecedor é de São Paulo. 

Nós somo contribuintes do ICMS, com isso teríamos que efetuar o recolhimento do diferencial sobre essas notas fiscais, ocorre que na negociação efetuada o setor de comprar fechou com o fornecedor que ELE ARCARIA COM O VALOR DO DIFAL. E recebemos a nota fiscal juntamente com a GNRE recolhida como "ICMS - Consumidor final não contribuinte" e comprovante de pagamento. 

Como não há ICMS destacado na nota fiscal, ao dar entrada na mesma o sistema calculou automaticamente o valor do diferencial de alíquotas, sendo: 

Vlr calculado pelo sistema: R$ 9.082,00
Vlr pago pelo fornecedor: R$ 8.512,00

Dúvidas: 

1. Como o valor recolhido foi inferior ao valor devido realmente, devemos recolher a diferença? Ou devemos recolher o valor integral devido pagamento incorreto? 
2. Pagando apenas o valor da diferença. como efetuo a baixa contábil neste caso ? Me deram a sugestão de baixar com "desconto obtido" mas não creio que se encaixe na operação.


Analista Contábil/Fiscal

Contato: carolineanae@hotmail.com
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.