x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 1.364

TFE associado ao CNAE errado

Thommaz

Thommaz

Iniciante DIVISÃO 1, Musico
há 3 anos Segunda-Feira | 29 junho 2020 | 23:08

Olá!

Em 2018 criei uma MEI para prestar serviços de produção musical com o meu pequeno estúdio, em que acreditava ter o CNAE (9001-9/02 - Produção musical) correto para o que eu exercia. Sempre achei estranho que na hora de emitir a nota fiscal aparecia opções de códigos de serviços relacionados à espetáculos de ópera/ballet etc, mas sempre clicava em "Outros Serviços" e selecionava o CNAE (6793 - Fonografia ou gravação de sons, inclusive trucagem, dublagem, mixagem e congêneres) que tinha mais a ver com o serviço que estava prestando.
Em 2020 acabei transformando minha MEI em uma ME e até então não sabia que o CNAE de Produção Musical não condizia com os serviços que eu prestava.
Foi aí que tive a infelicidade de descobrir que anualmente precisa-se pagar o TFE e que a minha empresa, inscrita nesse CNAE de Produção Musical, paga uma das maiores taxas de São Paulo (em torno de R$3.000,00).

Fiquei desesperado com o valor do imposto e gostaria de saber o que posso fazer para proceder. Há alguma forma de entrar com uma ação na prefeitura para tentar explicar que não me enquadro nessa categoria e diminuir essa taxa?

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Terça-Feira | 30 junho 2020 | 11:06

Thommaz bom dia,
Primeiramente alterar o CANAE o mais rápido possível.
Depois agendar na prefeitura através do site para provar o engano e também provar a sua verdadeira atividade.
Detalhe: não estão agendando, mas o site é esse: http://agendamentosf.prefeitura.sp.gov.br/forms/AgendarP2.aspx
Abç

Telma, empresária, escritório contábil.

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.