Thiago Rodrigo de Souza Silva
Prata DIVISÃO 4 , Analista FiscalOla colegas!
Em que momento devo escriturar o CTRC no livro de entrada?
respostas 28
acessos 22.839
Prata DIVISÃO 4 , Analista FiscalOla colegas!
Em que momento devo escriturar o CTRC no livro de entrada?
Victor William
Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a)Quando voce contratar o serviço de transporte da qual é de sua responsabilidade efetuar o pagamento, ou quando voce adquirir alguma mercadoria da qual exige o transporte até você da qual voce é o responsavel pelo pagamento e não o seu fornecedor!!! Daí voce escritura a Conhecimento de Transporte!!!
Espero ter ajudado
Abraços!!!
Prata DIVISÃO 4 , Analista FiscalMuito Obrigado Victor ajudou sim!!
Ariosnaldo Ruckl
Bronze DIVISÃO 3 , Assistente ContabilidadeSr. Thiago.
Existe uma outra situação na qual poderá registrar seu CTRC no seu livro de entradas.
Caso seja uma transportadora e emitiu um CTRC a um cliente não contribuinte do ICMS e ao entregar a mercadoria o mesmo não aceitar o recebimento, pode voce transportadora dar entrada dos valores com o mesmo documento fiscal (CTRC).
Lucas Trentin Zandoná
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Bom dia.
Se eu faço uma compra, a empresa vendedora contrata o frete, e manda a cobrar, eu é quem devo lançar o CTRC ?
Se eu pago eu lanço, se não pago não lanço ?
Essa regra é de competencia estadual ou federal ?
Luis Adriano Slusarczuk
Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)os ctrc são emitidos num determinado mes porem os recebo apenas no mes seguinte após o fechamento fiscal posso escrituralos no mes seguinte?
Lucas Trentin Zandoná
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde, Luis Adriano
O CTRC deve acompanhar a NF, e a mesma acompanha a mercadoria, se a mercadoria entrou no mes seguinte a da sua emissão, deve ser escriturada no mes seguinte.
Caso alguem "engavetou" o CTRC e a NF deu entrada no mes da emissão, acredito que deva retificar e lançar corretamente.
Luis Adriano Slusarczuk
Iniciante DIVISÃO 5 , Contador(a)Ola Lucas sim mais não são mercadorias recebidas são fretes de mercadorias enviadas por isso as transportadoras somente enviam para a contabilidade após fecharem os faturamentos ai quando eu os recebo ja fechei a minha parte fiscal entende as de entrada eu não tenho problemas.
Obrigado
Vanessa Martins
Iniciante DIVISÃO 3 , Analista FiscalEstou com dúvidas no caso de crédito de ICMS.
Sou contribuinte Paulista. Se faço uma venda e tenho que pagar o frete, sei que podemos nos creditar do ICMS destacado no CTR, porque o mesmo fez parte do meu processo de venda.
Mas de acordo com o Artigo 313Z 19 minhas mercadorias são ST em SP, mesmo assim ainda tenho direito ao crédito do ICMS do CTR? Ou seria apenas no caso das vendas interestaduais mesmo que sem protocolo ou convênio são tributadas normalmente.
Peço muito a ajuda de vocês
Vanessa
Lucas Trentin Zandoná
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Entendi Luis Adriano,
Havia entendido que você fazia parte do contábil de uma empresa que estava recebendo a mercadoria e o CTRC, e não que era do contábil da transportadora. Desculpe meu equivoco.
O certo é você retificar o mes e lançar tudo de acordo como manda a legislação, a apuração é pelo metodo de competencia não é ? Então deve ser escriturado quando ocorre o fato gerador. Se gerar multa e juro de impostos, aposto que ficarão contentes em mandar a documentação mais cedo rsrsrsrs.
Atte.
Rafael Romano Clares
Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a)Bom dia.
Alguém conseguiu chegar a uma conclusão com a pergunta do Lucas?
Não consegui achar uma resposta.
Segue:
Se eu faço uma compra, a empresa vendedora contrata o frete, e manda a cobrar, eu é quem devo lançar o CTRC ?
Se eu pago eu lanço, se não pago não lanço ?
Lucas Trentin Zandoná
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde. Rafael,
Consegui achar a seguinte informação, lança o CTRC aquele que é o tomador do serviço, ou seja, a contratante do mesmo, mesmo sendo PAGO ou A PAGAR. Caso vá a pagar, e você receba, acredito que seja apenas uma manobra contábil para dar a baixa no caixa.
Só não tenho o embasamento aqui comigo, me desculpe,
mas fico devendo essa.
Rafael Romano Clares
Prata DIVISÃO 2 , Administrador(a)Entendi.
Tinha lido que por exemplo, eu sou o destinatário da mercadoria. E o frete é por minha conta.
Quando chega o CTRC, por eu ter que pagar o frete, eu lanço esse CTRC no livro de entrada!
Você está dizendo que somente o tomador do serviço, aquele que contrata o transportador, é que lança o CTRC, certo?
É bom trocar idéias.
Lucas Trentin Zandoná
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde,
Exatamente Rafael, essa foi a resposta que eu obtive com a consultoria que temos convênio, porém não estou com a legislação. Acredito que é regida pela SEFAZ.
Atte.
Luís Almeida
Prata DIVISÃO 2 , Analista FiscalBoa tarde amigos...
Minha dúvida é a seguinte: Quando contratamos um transportadora para entrega em uma cidade distante o ctrc demora pra chegar. A transportadora manda pra gente o ctrc junto com o boleto 20 dias +- depois de emitida a nota. Consequentemente virou o mes e ja apurei o fiscal e paguei o ICMS.
Alguem poderia me informar um procedimento pra eu poder aproveitar os créditos do CTRC
Obrigado e bom final de semana!!
Lucas Santana Costa
Ouro DIVISÃO 2 , Contador(a)Boa Tarde Luís,
Você poderá creditar-se do ICMS no momento em que lançar o CTRC, desde que as mercadorias incluidas no frete não sofram a Substituição Tributaria.
Atte
Luís Almeida
Prata DIVISÃO 2 , Analista FiscalLucas, não entendi. Eu sei é que se as mercadorias forem isentas ou imunes o ctrc não gera crédito. Mas ST?
Se puder mandar alguma base legal.....
Obrigado
Francisco Avelino Jorge
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde,
Quanto à escrituração fiscal do CTRC todos devem fazer, independente se é frete CIF ou FOB, tanto que os programas já são parametrizados para você informar se o frete é CIF Ou FOB.
A empresa transportadora tem que fazer adesão ao regime ST ou ICMS Normal através de termo de opção. Geralmente no conhecimento de frete informa isso. Se o frete for de transportador optante por regime debito/crédito e o frete for referente a mercadoria para revenda temos o direito de aproveitamento do crédito. Se o frete for de mercadoria para consumo não podemos aproveitar o crédito.
Atenc.
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Boa tarde a todos..
Alguém saberia dizer qual o artigo da legislação que define o modelo e a série do CTRC?
Modelo 8 - Série Única
Modelo 8 - Série B
Modelo 8 - Série C
Quais seriam as diferenças?
Obrigado.
Marcos.branco
Bronze DIVISÃO 4 , Auditor(a)Bem pessoal acho que está esgotado em relação a dúvida inicial entretanto ao ler as ponderações de cada gostaria de saber se esta informação está correta a respeito do FRETE:
Se o CTRC for CIF quem se credita e lança é o Fornecedor da mercadoria e se for FOB (responsabilidade do tomador do serviço) caberá ao cliente o ICMS do frete.
Obrigado!
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Marcos,
se você está se referindo ao ICMS nos dois casos de crédito que citou, caberá
a quem pagou o frete.
Já nos casos de substituição tributária, por exemplo, partindo de uma indústria, ela é quem terá o direito ao crédito, pois já recolhe entecipadamente o ICMS do frete.
Pra facilitar, quem onerou com o gasto do frete terá o direito ao crédito do mesmo, observando-se o regime tributário da empresa de transporte.
Att.
Ricardo.
Emerson da Silva Lima
Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. PessoalBom Dia Para todos
Tenho uma duvida sobre lançamento de conhecimento de transporte no sistema de contabilidade.
Queria saber como lanço essas notas e se tem alguma nota de conhecimento de transporte quem não lança.por que me falaram que quando a empresa paga o frete e vem a nota de frete junto com a nota não precisa lançar pq o emitente já pagou. alguém poderia me ajudar
Valeu
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Emerson da Silva Lima,
No CTRC tem um campo que assinala de quem é a responsabilidade pelo pagamento do frete (PAGO ou A PAGAR).
Se vier pago, a responsabilidade(lançamento) é do emitente.
Se vier a pagar, a responsabilidade é do destinatário.
Att.
Ricardo.
Emerson da Silva Lima
Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Depto. PessoalBoa Tarde Ricardo
Mas minha real dúvida seria também quando o ctrc não esta assinalado nem cif ou fob qual devo considerar? por que o sistema meu aqui e o londrisoft e tem o campo cif ou fob teoricamente tenho que lançar os dois dai eu so olharia na ctrc e quando não tem nada e na contabilidade como fica .
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)
Neste caso você precisa entrar em contato com a empresa que enviou a mercadoria para verificar se foi pago ou não o frete.
Também exija que ela assinale os próximos CTRCs que vierem.
Att.
Ricardo.
Gleyson Aurélio de Paula Lopes
Bronze DIVISÃO 4 , Analista ContabilidadePoisé Ricardo, estou com esta MP em aberto aqui ...
mas o que me gera maaais dúvida, é o fato desta descarga no RS, apesar de quem irá me pagar o Frete em USS é o destinatário da Argentina e além disso meu CTRC está endereçado a Argentina, ...esta operação está me gerando muitos conflitos, tanto no no Estadual quanto no Federal...
Considerarei ou não Operação Internacional e com CFOP 7352 ?
Vamos discutir, mas continuarei a pesquisar...
Ricardo A. B. Teotonio
Ouro DIVISÃO 1 , Contador(a)Sim, se a carga é para Argentina, o CFOP é 7.352, e o recebimento pelo serviço será por ingresso de divisas, ou seja, você receberá de outro país, está caracterizada a exportação do serviço e a isenção do pis/cofins, coforme a medida provisória e às próprias leis do pis e cofins.
Att.
Ricardo.
Lucinadia Lira Siqueira
Iniciante DIVISÃO 1 , Analista FiscalBoa tarde,
Gostaria de saber se alguém pode me enviar a base legal sobre frete CIF e FOB da maneira correta de escirutarar no livro de entrada.
"Que somente o tomador do serviço, aquele que contrata o transportador, é que lança o CTRC"
Grata
Visitante não registrado
Boa noite amigos, gostaria que me ajudasse a esclarecer uma dúvida quanto a tributação de uma transportadora, estando ela enquadrada no Super Simples.
A dúvida está quanto a emissão do conhecimento de frete, se eu pego os valores de todos os conhecimentos do mês e preparo alguma guia para pagar esse icms sobre frete ou eu calculo o valor do conhecimento também no super simples. Quando eu emito a nota fiscal , faço o cálculo do simples, onde é pago ISS e ICMS, agora quanto ao conhecimento que estou com dúvida o que fazer ?
Ficarei no aguardo.
Boa noite.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade