x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 109

CRÉDITO SIMPLES NACIONAL - INDUSTRIA

Vagner Aver

Vagner Aver

Prata DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 3 anos Segunda-Feira | 20 julho 2020 | 09:48

Bom dia sou indústria do RS (ICMS INTERNO 18%) e compro matéria prima e material auxiliar de fornecedor Simples Nacional se o mesmo não destaca nos dados adicionais o percentual de icms que posso me creditar qual seria o percentual que tenho de aproveitamento ?

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 20 julho 2020 | 10:21

Bom Dia

Nenhum.
Sua empresa só poderá se creditar daquilo que é destacado, inclusive, isso é passível de rejeição da nota.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Sidney Costa

Sidney Costa

Ouro DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 3 anos Quarta-Feira | 22 julho 2020 | 23:40

Na verdade a Nota do Simples Nacional, em cada item tem uma tag especifica no XML, com valor de crédito do ICMS.

Se não está preenchido, não pode se creditar.

Uma  das regras do Simples Nacional, que poucas pessoas conhecem, é que a empresa do Simples for regime caixa, ela nunca poderá transferir crédito de ICMS.

http://www.crcba.org.br/boletim/edicoes/2032.htm

A ME/EPP que exerce atividade comercial ou industrial se optar pelo regime de caixa não pode transferir crédito de ICMS para empresas não optantes pelo Simples Nacional, de acordo com o § 4º, inciso IV, da Lei Complementar nº 123/06.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.