x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 1.180

Como lançar 2 devoluções da mesma nota?

raphael isaac

Raphael Isaac

Bronze DIVISÃO 5 , Auxiliar Contabilidade
há 15 anos Sexta-Feira | 12 março 2010 | 09:30

Bom Dia

Gostaria que me ajudassem pois nao sei como vou escriturar uma nota fiscal de devolução que foi emitida em duplicidade.

O que aconteceu foi o seguinte:
Um fornecedor nosso emitiu uma nota fiscal de venda contra a minha empresa, alguns dias após a emissão eles perceberam que tinham errado na hora de emitir a nota, aquele nao era um pedido nosso, mais sim de outra consercionaria, quando eles perceberam isso eles pediram para fazermos a devolução daquela nota (o produto nem chegou a transitar) nos fizemos a devolução, mais por um erro deles eles tambem fizeram uma nota fiscal de entrada da nota que foi emitida errada, dai nos ficamos com 1 nota de entrada(a que foi emitida errada) e com 2 notas de devoluçao pra ela(uma que emitimos e a outra que eles emitiram).

Agravaçao do problema:
Tanto a minha empresa quanto a do fornecedor esta no SPED fiscal e emitimos NF-e e o prazo de cancelamento da NF-e ja passou a mais de 1 mes.

O que devo fazer ? Recusar o documento deles ? fazer um oficio solicitando a sefaz o cancelamento da minha nota fiscal de devoluçao ? escriturar a nota fiscal que eles emitira de devoluçao como "outras" ?....... por favor ajudem. Grato

CLEO DE TONI SCHAEFFER

Cleo de Toni Schaeffer

Iniciante DIVISÃO 3 , Analista Fiscal
há 15 anos Quarta-Feira | 17 março 2010 | 17:28

Boa tarde.
Sou do PR, porém a legislação não diverge muito. Contudo, se ocorresse no Paraná, não teria muito ao que fazer, a não ser, formalizar uma solicitação ao Fisco de como proceder neste caso. Pois, como você mesmo disse, já se passou o prazo para cancelamento, ademais, a possibilidade do Fisco cancelar esta nota é próxima de "0%".
Eu procederia da seguinte maneira:
1° - Quanto as notas de devolução emitida errada pela outra empresa, devolveria. E a nota de entrada em devolução emitida por eles, "você não tem nada a ver com isso" (você não deveria nem ter aceitado emitir a nota de devolução uma vez que a mercadoria não trânsitou).
2° - Efetuar uma solicitação/comunicado ao Fisco, informando sobre o ocorrido, esclarecendo que o fisco em momento algum foi lesado, e solicitar uma posição do fisco sobre o que fazer com sua NF-e devolução emitida equivocadamente.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade