x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 125

Divida ativa empresa inativa - SEFAZ-RS

Rafael Michalski

Rafael Michalski

Bronze DIVISÃO 2, Consultor(a) Comércio Eletrônico
há 3 anos Segunda-Feira | 3 agosto 2020 | 11:48

Bom dia!

Em 2016 fiz a IE da minha empresa. Desde então a empresa ficou inativa e nunca soube sobre declarações de GIA, etc.
Em 2017 a IE foi baixada de ofício.
Ontem conversando com um amigo, ele me orientou a buscar sobre dívida ativa junto ao estado e para minha surpresa meu cnpj está na dívida ativa e é um valor alto para meu bolso.

Como existe essa dívida se nunca gerei NF? É por causa dessas tal GIA? Existe alguma forma de recorrer, afinal os IRPJ sempre foram declarados como empresa inativa.

Grato pela ajuda de todos.

RODRIGO FERNANDO

Rodrigo Fernando

Ouro DIVISÃO 2
há 3 anos Terça-Feira | 4 agosto 2020 | 00:38

Rafael, 

Empresas constituidas tem determinadas obrigações acessórias a cumprirem em ambito municipal, estadual e federal; e o seu não cumprimento incorre na aplicação de penalidades, talvez seja isso.

É necessário que seja verificado com maior critério.

Atenciosamente, 

Rodrigo Fernando

Técnico em Contabilidade habilitado pelo CRC/SP, com atuação no Departamento Fiscal e Tributário, bacharel em Direito, Pós em Direito Tributário.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.