x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 4

acessos 331

Valores de imposto menores que 0,01

Gilberto Azevedo e Silva

Gilberto Azevedo e Silva

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 4 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2020 | 11:49

bom dia, 
alguém passa ou já passou pela  situação abaixo:

A tag vFCPST é composta da subtração do valor do FCP do FCPST, quando o resultado dessa subtração é 0,00, vejam:

Base do ICMS – FCP        0.83 * 2 = 0.0166
Base do ICMSST – FCP    1.12 * 2 = 0.0224

Como a tag apenas aceita duas casas decimais foi aplicado o arredondamento:

O Valor retido  0.02 – 0.02 = 0

O que deve ser feito enviar para a tag no XML  0,00 ou 0,01?
E para os demais imposto onde ocorra a mesma situação do valor ser inferior a 0,01?

Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 4 anos Sexta-Feira | 21 agosto 2020 | 17:08

Boa tarde

Base do ICMS – FCP        0.83 * 2 = 0.0166  - Pelo que entendi seria 0,01, pq a terceira casa é > que 5.

Se der menor que zero, use 0,01.

Entendo não haver erro e sim interpretação.

Abç

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Gilberto Azevedo e Silva

Gilberto Azevedo e Silva

Prata DIVISÃO 2 , Analista Fiscal
há 4 anos Terça-Feira | 25 agosto 2020 | 15:00

Boa tarde, 
obrigado ,  mais os valores foram arredondados, porem como tem FCP e FCP-ST, tenho que subtrair o valor do FCP normal do calculo do FCP-ST para obter o valor retido do FCP-ST, conforme demonstrado no calculo, veja que tenho as bases multiplicadas por 2%  
Base do ICMS – FCP        0,83 * 2 = 0,0166 arredondando 0,02
Base do ICMSST – FCP    1,12 * 2 = 0,0224 nesse não aplica arredondamento

portanto como foi arredondado, subtraindo um do outro o resultado é 0,00 de imposto retido de FCP, veja:

O Valor retido  0,020,02 0.00

o que eu quero saber é se mando 0,00 para o arquivo XML já que só aceita duas casa decimais, ou   faço a conta conta desconsiderando o arredondamento 0,0224 - 0,0166 = 0,01?
você tem a  base legal que fala que tem que mandar 0,01, se tiver agradeço.

João Carlos

João Carlos

Ouro DIVISÃO 1
há 4 anos Terça-Feira | 25 agosto 2020 | 17:20

Caro Gilberto,
Boa tarde!

A diferença de R$ 0,01 acerca do cálculo apresentado é mera relevância. Ainda que não foi informado o local de destino, como sugestão você poderia recolher a importância de R$ 0,10 a fim de resguardar a circulação da mesma. (esse trecho é apenas opinião minha, visto o impasse do valor zerado).

A base legal para o tipo de imposto e seus afins você encontrará no Convênio ICMS nº 142/18, haja vista os procedimentos de preenchimento das tags poderá encontrar no Ajuste SINIEF nº 07/05 e suas atualizações.

João Carlos
Consultor de Implantação Fiscal - Sankhya - Unidade ABC Paulista
Sankhya Gestão de Negócios

"Feliz aquele que transfere o que sabe e aprende o que ensina."
Telma Frate

Telma Frate

Ouro DIVISÃO 4 , Contador(a)
há 4 anos Terça-Feira | 25 agosto 2020 | 20:37

Boa Noite

0,01...o que abunda não prejudica.

Meus melhores cumprimentos!
Telma Frate, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]
Insta: fiscalize.contábil

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade