x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 4.522

Emissão de Nota Fiscal CFOP 6102 ou 6108

Priscila Santos

Priscila Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 3 anos Sexta-Feira | 11 setembro 2020 | 10:14

Bom dia. Eu compro mercadoria do RS para revender pela internet. A minha duvida está sendo na emissão de nota fiscal para o meu cliente( consumidor final com cpf) de outros estados.

O meu programa está emitindo a nota fiscal para os cliente pf com o cfop 6102 e conforme um contador disse que o cfop certo era 6108. Porém já emiti várias notas com o cfop 6102 e as mercadorias já foram entregues,

Acabei de fazer um teste e emiti uma nota fiscal para o cliente com cfop 6108 e gerou Difal nas informações complementares. Só que quando eu emito a nota fiscal com cfop 6102 para o mesmo cliente não gera difal na nota.


Alguém sabe me informar qual informação correta. Caso o cfop 6102 esteja errado terei problemas com o fisco? tem como consertar?

LUCIANA DE OLIVEIRA MONSORES

Luciana de Oliveira Monsores

Prata DIVISÃO 3, Assessor(a) Contabilidade
há 3 anos Segunda-Feira | 14 setembro 2020 | 14:39

Venda interestadual para consumidor final não contribuinte ( sem inscrição estadual) é com CFOP 6108.
Caso sua empresa NÃO seja do simples nacional, ela deverá recolher e enviar junto com cada venda a GNRE com o valor da diferença de alíquota recolhida conforme a EC87/2015, a informação dessa diferença  vai dentro do XML, porém seu valor não aparece no DANFE. O valor a pagar é a diferença entre a alíquota interna do Estado de destino para esse produto menos a alíquota interestadual.
Faz a carta de correção para alterar de 6102 para 6108, porém se você for obrigado ao SPED ICM terá que retificá-lo também. Faz o pagamento das GNREs que deixou de recolher a favor os Estados de destino. Mas lembre-se que você só vai recolher o DIFAL se NÃO for do simples.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.