x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 17

acessos 1.474

Qual CFOP usar no cabeçalho da nota de entrada?

Naamã Monteiro

Naamã Monteiro

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 3 anos Sábado | 19 setembro 2020 | 09:56

Estou trabalhando com um controle de estoque há alguns meses e sou leigo na parte fiscal. Gostaria de saber qual o CFOP devo colocar na nota de entrada quando tenho produtos com CFOP 5102 e também o 5405?
Minha empresa é optante pelo SIMPLES e é uma empresa de comércio varejista. 

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2020 | 11:43

Bom Dia

Se as  mercadorias  forem para revenda 1.102 e 1.403.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2020 | 13:49

Que cabeçalho?
Eu não entendi mesmo...rsrs

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
MATHEUS ALVES

Matheus Alves

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2020 | 14:25

Naamã Monteiro,

pelo que você disse, o CFOP do cabeçalho que o seu sistema pede deve ser o mesmo da entrada dos produtos, 1.102, 1.403, etc.

será que não é isso ?! O sistema que uso por exemplo, tem a primeira tela que é um resumo da entrada, com o CFOP inclusive, mas depois cada lançamento de produtos terá seu CFOP também.

Naamã Monteiro

Naamã Monteiro

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 3 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2020 | 14:44

Exatamente!
Esse CFOP de entrada é que queria saber qual colocar. Por exemplo na minha última compra 16 itens tinham CFOP 5102 e 7 tinha CFOP 5405, nesse caso substitui por 1102 e 1403 respectivamente. Mas no caso do CFOP do cabeçalho? qual deveria colocar?

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2020 | 15:32

Mas foi isso que respondi uai 1.102 e 1.403.!!!

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Naamã Monteiro

Naamã Monteiro

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 3 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2020 | 15:45

Na aba onde tem a descrição dos produtos, vc coloca o CFOP correspondente na frente de cada produto, mas existe uma aba que é o cabeçalho da nota e nesse cabeçalho só tem como colocar um CFOP. Entendeu?

Naamã Monteiro

Naamã Monteiro

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 3 anos Segunda-Feira | 21 setembro 2020 | 16:17

Então posso usar qualquer um dos CFOPs no cabeçalho, não existe uma regra?
se os produtos tiverem CFOP 5102 e 5405 posso escolher tanto o 1102 ou o 1403 para colocar no cabeçalho da nota?

Jessica Paulo

Jessica Paulo

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Fiscal
há 3 anos Terça-Feira | 22 setembro 2020 | 14:11

Então posso usar qualquer um dos CFOPs no cabeçalho, não existe uma regra?
se os produtos tiverem CFOP 5102 e 5405 posso escolher tanto o 1102 ou o 1403 para colocar no cabeçalho da nota?

NÃO JOVEM kkk

Como a Telma e a Emanuela disseram, o 1102 (pertinente ao 5102) é referente à compra para comercialização (ele não ICMS ST) ; já o 1403 (5405) compra para comercialização sujeita ao regime da substituição tributária (ST). São duas tributações diferentes.

Mas para lançar na entrada você precisa saber se o produto é para revenda (1102 - 1403) ou se é para uso e consumo (1556), ativo (1551) e por aí vai... 

Naamã Monteiro

Naamã Monteiro

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 3 anos Terça-Feira | 22 setembro 2020 | 15:42

Jéssica, acho que ninguém entendeu minha pergunta por isso vou explicar melhor: Fiz uma compra onde 16 itens tinham CFOP 5102 e 7 tinha CFOP 5405, nesse caso substitui por 1102 e 1403 respectivamente, já que se tratam de produtos comprados no meu estado mesmo (Se fossem de outro estado, colocaria 2102 e 2403). Acontece que o programa que uso tem uma Aba onde vc tem a lista de produtos e na frente tem uma janelinha para colocar os CFOPs correspondentes, até aí tudo certo. Olho cada CFOP da nota em papel e coloco substituindo. Só que ele tem uma outra Aba onde consta o nome do meu fornecedor, o nome da minha empresa e tem uma janela onde está escrito CFOP e ela vem em branco. É nessa janelinha que quero saber qual CFOP preencher? Se comprei todos os itens com CFOP 5102 e esses itens são pra revenda, vou colocar nessa janelinha o CFOP 1102. Só que como a compra foi de itens com CFOP 5102 e 5405 e só posso colocar um desses CFOPs nessa tal janelinha (Só tem espeço para um CFOP). Qual CFOP devo colocar em uma nota de entrada de uma mercadoria para revenda?

Naamã Monteiro

Naamã Monteiro

Bronze DIVISÃO 2, Micro-Empresário
há 3 anos Terça-Feira | 22 setembro 2020 | 15:54

Não se trata de unificar, já que cada produto terá o CFOP correspondente ao que consta na nota. Só que se eu não preencher essa janelinha com um CFOP, eu não consigo salvar a nota. Por isso minha dúvida. 

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.