x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 27

acessos 21.784

Arquivo da MFD RJ

Filipe gonçalves

Filipe Gonçalves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 17:53

Estou encontrando dificuldades para enviar o arquivo MFD. O site da SEFAZ RJ tem uma base de dados muito ruim. Quando consigo mandar o arquivo eu levo dias para ver a validação pois o site vive fora do ar, isso quando consigo. Gostaria de saber se tem mais alguém encontrando dificuldades. A empresa pode ser multada? A culpa não é da empresa e sim do estado que não dispõe de recursos para receber todos os dados do estado do Rio todo.

carlos albero rodrigues

Carlos Albero Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 18:55

Boa noite Filipe, a verdade é que esse mês o site esta pior do que qualquer outro, tudo por causa do prazo da obrigação do PAF-ECF.

Sobre problemas de transmissão, isso é verdade, quando não da erro, não conseguimos ver a validação e mês passado, o site teve diversos problemas e alguns arquivos eu não tinha o recibo. Procurei um tecnico aqui de Friburgo para resolver o problema, ele conseguil e agora faz esse serviço para mim.

Se não me engano, ele imprimiu a pagina com erro, e mandou e-mais para o suporte do estado, no qual lhe garantiram, que não haveria problemas pois realmente o site estava instavel e apresentando varios problemas.

Vou mandar uma MP para vc.

carlos albero rodrigues

Carlos Albero Rodrigues

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 14 anos Quarta-Feira | 31 março 2010 | 18:56

aff, aqui não tem opção de MPs... rsrsrs. Tenho que ver com adm do site se pode pasar contatos por post.


caso algum Adm ou moderador esteja aqui no post, por favor me diga se posso passar meu e-mail de contato. Somos da mesma cidade e derrepente podemos nos ajudar.

Celio Murakami

Celio Murakami

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 14 anos Quarta-Feira | 14 abril 2010 | 18:14

Ola Carlos e Filipe, blza?

Essa é meu primeiro post neste fórum.
Estava procurando informações a respeito deste tal arquivo mfd que precisa ser enviado pelo site da sefaz do rio, e encontrei o tópico de vocês.
Nossa empresa adicionou à carteira um cliente do rio de janeiro através de parceria com uma softhouse, nós fornecemos o paf-ecf para ele, e o mesmo necessita enviar esse arquivo mfd.

Só que pelas informações, não consegui chegar a um concenso. Qual é esse arquivo mfd que deve ser gerado e enviado à sefaz? Deve ser gerado pelo paf? Ou é o arquivo que é resgatado direto da impressora fiscal?
A informação de maior valia até agora foi a resolução Sefaz 225/09, onde diz: "... A MFD deve ser extraída do ECF por meio do aplicativo eECFc ..."

Através dessa resolução, a meu entender devo enviar somente o arquivo extraído direto da impressora fiscal. Aí vem o problema, o site da sefaz rio não aceita tal arquivo.

Gostaria de contar com o a ajuda de vocês, visto que já estão enviando tal arquivo ao sefaz.

Agradecendo desde já, Muito Obrigado!

Filipe gonçalves

Filipe Gonçalves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 15 abril 2010 | 07:43

Bom dia Celio. O arquivo MFD deve ser extraído da ECF. Se vcs estão fornecendo o programa PAF o mesmo deve ser aprovado pela SEFAZ. Entra no site https://www.sefaz.rj.gov.br, vai em acesso rápido/ECF lá tem informações sobre o arquivo PAF. O arquivo MFD pode ser gerado através do sistema de vcs e através desse eECFc, que é um sistema da própria SEFAZ que pode ser baixado através do site. Se vc já tentou extrair o arquivo da máquina e a SEFAz não está aceitando vc deve verificar se o arquivo está na extensão ".txt". No próprio sistema da SEFAZ vc gera o arquivo binário e depois vc gera o arquivo texto. Se vc já fez isso, é possível que esteja havendo um conflito, como por exemplo entre o período de vendas e as datas das vendas, linha E01 e E14 do arquivo.
Vale ressaltar que a base de dados da SEFAZ é muito lenta. Eu mesmo já gerei o arquivo e enviei. Dos quatro que enviei só consegui ver a validação de um até agora.

Filipe gonçalves

Filipe Gonçalves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 15 abril 2010 | 13:46

Olá Marcus. As empresas que ainda não possuem as máquinas ECF térmicas mas estão utilizando a matricial devem se informar quanto ao prazo de uso delas. Ele foi prorrogado de 31/03/2010 para uma outra data. Essas empresas devem entregar o arquivo 60I gerado no sintegra e enviá-las através do programa sefanet. Para gerar o arquivo vc deve entrar no site https://www.sefaz.rj.gov.br no link downloads/Sistemas/Programa validador sintegra e baixar os arquivos, Sintegra e o TED. Vc deve gerar o arquivo sintegra e validá-lo e estando ok vc envia o arquivo.
É bom consultar a resolução que trata do assunto pois há empresas que não estão obrigadas a enviar o arquivo 60I. A Resolução SEFAZ 225/2009 trata desse assunto. Dê uma olhada. Espero ter ajudado...

Celio Murakami

Celio Murakami

Iniciante DIVISÃO 2, Analista Sistemas
há 14 anos Quinta-Feira | 15 abril 2010 | 17:42

Boa Tarde Filipe, realmente, eu estava tentando enviar o arquivo errado, era .txt mas simplesmente era um arquivo de segunda via da mfd. Enviei o arquivo gerado por nossa aplicação, e o mesmo foi aceito, mas como você citou, não consegui verificar se o arquivo foi validado corretamente.
Através do site, até as 16:34 (MS) a consulta gera um erro que pede para consultar o administrador.
Muito Obrigado pelas informações, vou aguardar o site ficar estável para realizar a consulta da validação. Qualquer coisa que eu possa estar te ajudando, é só postar uma msg.

Um abraço!

Filipe gonçalves

Filipe Gonçalves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 15 abril 2010 | 20:45

Marcus, não há necessidade de lançar produto por produto. Se vc possui um sistema de contabilidade vc deve lançar as notas de entrada e saída (Registro de Entrada e Saída) e as reduções "Z" dos cupons. O próprio sistema contábil gera o arquivo e aí é só validar no sintegra, gerar a mídia e enviar o arquivo. Agora se vc não usa sistema contábil e faz o lançamento manual, vc deve verificar qual é a obrigação da empresa na resolução que te passei. A ECF matricial não gera o arquivo como é o caso da térmica (MFD). Vc deve fazer os lançamentos como dito.

Filipe gonçalves

Filipe Gonçalves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 15 abril 2010 | 20:51

Célio, de fato o site está com problemas desde o início do ano, pois a base de dados do estado é muito ruim... quando fazemos a consulta para ver a validação do arquivo ele dá o seguinte recado "Falha no sistema, contate o administrador". Recebi a orientação de um fiscal no Rio de que era para imprimir essa página quando desse esse recado e arquivar para usar caso dê alguma fiscalização e disse que a base de dados do estado não estava suportando a carga de dados. Enfim... Cabe agora aos contribuintes que estão sofrendo com isso se manifestarem a respeito, pois estamos cumprindo as exigências, mas cabe ao estado dar as devidas condições para trabalharmos adequadamente.

MARCUS TADEU MELO LEAL

Marcus Tadeu Melo Leal

Bronze DIVISÃO 2, Chefe Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 16 abril 2010 | 07:48

Filipe, eu uso sistema alterdata, estava marcando o Registro 60i na geração do Sintegra, lançando entrada, saída e redução Z. Até aí, pensava que tudo estava correto. Para minha surpresa, fui informado pelo fisco que minhas empresas estão omissas. Foi aí que contactei a alterdata e eles me deram uma "BOMBA", ou seja, informaram que para gerar o registro 60i, eu teria que habilitar outras funções, porém, não havia essa informação no sistema, como por exemplo lançar produto por produto.

Filipe gonçalves

Filipe Gonçalves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 16 abril 2010 | 08:14

Marcus explica melhor a situação. Vc usa o sistema Alterdata. Vc gera o Sintegra através da Alterdata? O arquivo 60i só é gerado pra quem trabalha com a máquina matricial. Ou tem que ser gerado tb por quem tem a térmica? Agora até eu fiquei na dúvida...

MARCUS TADEU MELO LEAL

Marcus Tadeu Melo Leal

Bronze DIVISÃO 2, Chefe Contabilidade
há 14 anos Sexta-Feira | 16 abril 2010 | 08:47

Felipe, nossos entendimentos estão na mesma linha.
1- Usuário de ECF com MFD (impressora térmica): gera o MFD e é transmitido através do site do Estado.

2- Usuário de ECF sem MFD (impressora matricial) sujeito ao processamento de dados: sujeito a entrega do Sintegra 60i.

O meu sistema de processamento de dados em que lanço a entrada e a saída, me dá a opção de ao gerar o sintegra, marcar a opção registro 60i. Até aí, pensava está entregando o registro 60i, mas o Estado falou que estou omisso na entrega do registro 60i.

Ficou melhor a explicação? Você entrega o registro 60i de alguma empresa? Como você procede?

Filipe gonçalves

Filipe Gonçalves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 16 abril 2010 | 10:11

Marcus, eu não entrego registro 60I por entender que empresas enquadradas no Simples estão desobrigadas, pois trabalho com empresas SIMPLES. Estive olhando a portaria 16 SSER de 15/09/2009 que disciplina a Resolução 225/2009.

"Art. 3º - O contribuinte usuário de equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF) com Memória de Fita-detalhe (MFD), inclusive o enquadrado no Simples Nacional, em substituição às informações do Registro Tipo 60 "I" previstas no caput do art. 1º, deverá enviar arquivo eletrônico do tipo txt, contendo os dados da Memória de Fita-detalhe (MFD), no formato do Ato Cotepe n° 17, de 29 de março de 2004."

O que entendo é que só está obrigado ao envio do arquivo 60I quem não está no SIMPLES. E quem está no SIMPLES deve enviar somente o arquivo MFD. Por isso nunca enviei o arquivo.
O sistema Alterdata gera. O jeito, se vc enviou o Sintegra, porém não enviou o arquivo 60i, vc deverá fazer a retificação deles, isso se a empresa estiver obrigada, de acordo com a portaria 16 SSER. Ok? Mas vamos nos manter antenados e qualquer novidade peço que me contate através do fórum. Ok?


Filipe gonçalves

Filipe Gonçalves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 16 abril 2010 | 10:25

Marcus, tenho mais uma informação. O at 3° da portaria 16 fala o seguinte:
"Art. 3º - O contribuinte usuário de equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF) com Memória de Fita-detalhe (MFD), inclusive o enquadrado no Simples Nacional, em substituição às informações do Registro Tipo 60 "I" previstas no caput do art. 1º, deverá enviar arquivo eletrônico do tipo txt, contendo os dados da Memória de Fita-detalhe (MFD), no formato do Ato Cotepe n° 17, de 29 de março de 2004."

Entendo que o arquivo 60i foi substituido pelo MFD.

Ricardo Lazara

Ricardo Lazara

Iniciante DIVISÃO 1, Gerente Informática
há 13 anos Segunda-Feira | 12 julho 2010 | 15:42

Boa Tarde amigos

Estou com mesmo problema na transmissão dos arquivos MFD todos os dias tento o envio e sempre da um erro diferente já tentei comunicação com a Fazenda e não consigo obter informação.
Sera que alguem tem uma solução?

O último é este:

Internal Server Error
The server encountered an internal error or misconfiguration and was unable to complete your request.

Please contact the server administrator, @Oculto and inform them of the time the error occurred, and anything you might have done that may have caused the error.

More information about this error may be available in the server error log.

Moraes_Contabilidade

Moraes_contabilidade

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 13 anos Quarta-Feira | 24 novembro 2010 | 15:43

Boa Tarde a todos eu nessa semana envia para a SEFAZ TJ alguns arquivos MFD e queria saber como faço para consultar e ver se esta tudo dentro dos comformes ... Alguem sabe onde eu consigo fazer e como faço ?

Obrigado a todos !!

"Pessoas não são o ativo mais importante de uma empresa. As pessoas certas é que são."
Jim Collins
Focus Automação Comercial

Focus Automação Comercial

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Programador
há 13 anos Segunda-Feira | 27 dezembro 2010 | 14:51

Boa tarde!
Somos desenvolvedores de software e muitos dos nossos clientes estavam arrancando os cabelos para emissão do arquivo MFD. Sendo gerado pelo eECFC fornecido pela SEFAZ estava nos retornando na primeira linha um período em discrepância com o solicitado e até mesmo dava um certo trabalho no seu aprendizado para usuários leigos.
Tendo em vista de se chegar a uma forma mais prática desenvolvemos um sistema mais intuitivo e capaz de gerar o arquivo com mais rapidez e sem muito trabalho, o Focus MFD.

Temos sistemas PDV e GERENCIADOR atendendo a clientes no grande RIO, Buzios, Rio das Ostras, Petrópolis, Itaipava, São José do Vale do Rio Preto, Teresópolis...

Maiores dúvidas estamos prontos a esclarecê-las.

Att.
Equipe Focus Automação Comercial - Rômulo Mayworm
0Oculto
0Oculto

Marcos Soares

Marcos Soares

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 6 julho 2011 | 10:38

Caros Colegas,

Estou com um pequeno grande problema.

Enviei o Arquivo MFD e no retorno do mesmo veio a seguinte Advertencia:

"Advertência - Não existe nenhum registro do tipo E17 no arquivo"


Alguém já teve essa mensagem? esses dados são obrigatórios em todos os arquivos? alguem sabe como solucionar ?

Desde já agradeço a Ajuda.

Plinio Costa

Plinio Costa

Bronze DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 12 anos Domingo | 28 agosto 2011 | 22:59

Consultoria para contadores, conversão de arquivos e soluções em Excel.

Convertemos seu arquivo em excel, word, texto, pdf (relatórios, controles, etc) em registros contábeis em seu software de gerenciamento contábil.

Somos especialistas na importação/integração de arquivos no software Alterdata, estendemos nossos serviços à outros softwares, consulte-nos (@Oculto).


Registre a movimentação bancária através do extrato, sem ter de digitar tudo novamente.

Visite nosso site: https://www.easyfiles.net.br

Péricles Andrade

Péricles Andrade

Iniciante DIVISÃO 1, Analista Informática
há 12 anos Segunda-Feira | 10 outubro 2011 | 11:05

Também estou com problemas no envio do arquivo. Já gerei o arquivo .TXT e tentei enviar pelo site, mas dá falha no envio e o seguinte erro "Erros identificados: O comando para gerar este arquivo deve ser MFD". Já aconteceu isso com alguém? Algum solução?
Desde já agradeço.

LYGIA RODRIGUES

Lygia Rodrigues

Bronze DIVISÃO 4, Assistente Tributário
há 12 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2011 | 09:14

Pessoal, estou tentando consultar ao resultado da análise do arquivo que enviei mês passado e aparece a seguinte mensagem :"Falha no sistema. ontate o Administrador". Isto quer dizer que o arquivo foi recusado???


Obrigada!!

Bom dia!! :-)

Marcos Soares

Marcos Soares

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Quarta-Feira | 9 novembro 2011 | 09:17

Bom dia Lygia,

O Site da Fazenda do Estado do RJ está apresentando problema a semana inteira.

Espere um pouco mas para realizar a consulta.

abç e bom trabalho

Amanda Mendes

Amanda Mendes

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 15:22

Boa tarde!

Estou enviando o arquivo MFD e está aparecendo o seguinte erro: O comando para gerar este arquivo deve ser MFD.
Sendo que estou gerando o arquivo no formato correto. Será que o site está com algum problema? Está acontecendo isso com alguém?
Obrigada!

Flavia Domingos

Flavia Domingos

Bronze DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 12 anos Quinta-Feira | 19 janeiro 2012 | 16:47

Olá colegas!!

Vou tentar ajudar:

1º - Qto ao envio do arquivo: Segundo uma reunião com o Secretario de Fazenda do RJ, a orientação foi o seguinte:
O site não esta suportando grande números de informações, com isso, cumprir os prazos de envio, q é dia 15. Caso não consiga, imprimir e guardar a msg q tiver dando na tela. OBS: Continuar tentando sempre q possível. Todas as tentativas, imprimir e guardar a msg. Essas impressões serão nossas defesas de auto.

2º Caso consiga enviar, o prazo para consulta do arquivo é de 3 dias.

3º O valor da multa é de R$ 5.000,00 independente do porte da empresa ( o q eu acho um absurdo). Segundo ele, ainda não estão ocorrendo notificações, por saber q o maior problema esta na recepção do arquivo, isto é, do site q vive fora do ar.
OBS: Achei engraçado q foram as palavras dele: Qdo der site fora do ar, é pq eles estão todos enrolados msm...rs

4º Qto ao Sintegra: Verificar o prazo para uso da matricial. É obrigatório AINDA, o envio do SINTEGRA 60i para todas as empresas , independente da forma de tributação.

5º Para gerar o SINTEGRA 60i gerar no ECF o arquivo TDM, e importar para seu sistema, q ali irão todas as informações q o sintegra precisa.

Para esclarecer:
* arquivo MFD, SINTEGRA 60i e arquivo TDM são coisas distintas.
* Prazo para entrega do arquivo MFD dia 15 e SINTEGRA dia 25

Espero ter ajudado!

Flavia Domingos
[email protected]
(21) 7701-4458

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.