
Edson Amaral
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)colegas quando emito uma nota demostraçao interestadual tenho que pagar o difal, sendo que a mercadoria vai voltar dentro de 60 dias a origem?
respostas 4
acessos 560
Edson Amaral
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)colegas quando emito uma nota demostraçao interestadual tenho que pagar o difal, sendo que a mercadoria vai voltar dentro de 60 dias a origem?
Jose Flavio da Silva
Ouro DIVISÃO 3 , AtendenteNão tem DIFAL porque não existe diferença entre alíquotas, não tem alíquota interestadual, tampouco alíquota interna.
ICMS suspenso, Ajuste Sinief 02/2018.
Veja parágrafo primeiro, cláusula quarta, ajuste 02/2018:
"§ 1º O disposto no caput abrange, inclusive, o recolhimento do imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna do Estado destinatário e a alíquota interestadual, previsto no Convênio ICMS 93/15, de 17 de setembro de 2015".
Edson Amaral
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Obrigado, Jose, a minha duvida é que na barreira da divisa do tocantins na parada obrigatoria o auditor tinha questionado o recolhimento do DIFAL. inclusive cobrando do vendedor com multa.
Jose Flavio da Silva
Ouro DIVISÃO 3 , AtendenteComo você está falando em multa, então, deixa a entender que o fiscal desconsiderou a operação de demonstração!
Operação de demonstração não tem destaque do ICMS (suspenso o ICMS), contudo, a quantidade tem que ser compatível com a operação de demonstração, a quantidade deverá ser a estritamente necessária para demonstrar.
Imagine que numa operação o fiscal encontre 40 unidades (mais que a necessária para a demonstração), ou perceba que o ICMS está destacado (tributado indevidamente já que o ICMS é suspenso), então, conforme o caso concreto analisado pelo servidor fazendário poderá existir autuação, a desconsideração da operação de demonstração (já que vc falou em multa).
Edson Amaral
Bronze DIVISÃO 4 , Contador(a)Jose, pode ter acontecido isso. Obrigado.
O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.
Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies
1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade