Margarete Pereira Dias Menezes
Bronze DIVISÃO 4 , Auxiliar ContabilidadeUm industrial compra insumos e aproveita o credito do IPI na entra. Um cliente manda para esta industria um equipamento para industrializar com o cfop 5901, a industria industrializa e aloca neste equipamento alguns insumos que foi necessario para industrialização um exemplos; um parafuso, uma chapa e etc.
Como faturar para o cliente? Eu sei que tenho que usar o cfop 5124 e destacar o ICMS e fazer o retorno 5902. Mais e o IPI que aprovetei na entrada, tenho que fazer o estorno dele ou devo destacar na nota fiscal (5124) . Procurei um fiscal da receita e ele falou que devo destacar na nota fiscal (5124) o valor do IPI, só que para destacar este valor tenho que consultar na tipi se o equipamento do cliente enviado para industrializar tem IPI ou não, se tiver IPI de acordo com sua orientação tenho que destacar o IPI na nota fiscal(5124). Caso o equipamento não tenha IPI ele falou que tenho que estorna o credito do IPI dos insumos gastos na industrialização. Estou achando muito estranho, pois nunca ví uma nota fiscal com CFOP 5124 com IPI destacado. Preciso de ajuda.