x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 84

APURAÇÃO DE ICMS A RECOLHER E A PAGAR

Pedro Henrique de Souza Manso

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 43 semanas Segunda-Feira | 1 fevereiro 2021 | 08:56

Bom dia pessoal,
   Estou com uma dúvida em relação a apuração de ICMS, já li a respeito do assunto, mas as informações que encontrei está um pouco confusa.
 A situação é a seguinte. Tem uma empresa que atingiu o sublimite do Simples Nacional de 3.6 milhões de faturamento acumulado, sendo assim foi desenquadrada do Simples para apuração de impostos Municipais/Estaduais. Minha dúvida é como ficará o recolhimento de ICMS, pois ela ainda é do Simples Nacional. Como devo de recolher o ICMS sobre venda ? Detalhe a empresa vende para outras empresas é uma distribuidoras. E ela sendo do Simples posso usar aproveitamento de crédito de ICMS?
Obrigado a todos !! 

Ricardo Dimitri

Ouro DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 43 semanas Segunda-Feira | 1 fevereiro 2021 | 09:21

Bom dia Pedro
Nesse caso você vai continuar recolhendo os Federais pelo simples e o Estadual / Municipal como se fosse empresa RPA. Ou seja, 
você poderá se aproveitar do crédito do ICMS, em contrapartida terá o débito na sua venda.

Att 

Bacharel em Ciências Contábeis
Experiência nos regimes Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real
Ajudo empresas a descomplicar o complicado universo tributário
Analista em tributação de e-commerce
Analista em ações na bolsa de valores e ações em criptomoedas
Contato - 11.97424.7054
ricardodimitri@yahoo.com.br

Ana Maria Nogueira Carvalho

Prata DIVISÃO 4, Analista Fiscal
há 43 semanas Segunda-Feira | 1 fevereiro 2021 | 09:59

bom dia !!!
 Pedro quando ocorre o desenquadramento do regime, o contribuinte passa a ser do regime RPA no estado e Simples na Federal, o Simples recolhe os impostos  da área federal, porém o ICMS e o ISS não será cobrado na guia do Simples, porém o ICMS a escrituração será Crédito e Débito , lembrando que passa a ser obrigatório a entrega das Gias e Sped Fiscal mensal, caso a apuração do ICMS final seja a recolher verificar a data de vencimento de acordo com o vencimento do estado de São Paulo, outro detalhe é em relação a emissão das notas fiscais para os ajustes do ICMS  nas notas de vendas...
Espero ter ajudado....

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.