x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 118

Emissão de Nota Fiscal de Serviços

Daniel

Bronze DIVISÃO 5, Auditor(a)
há 1 ano Terça-Feira | 2 fevereiro 2021 | 16:41

Meus nobres colegas, podem me ajudar nas seguinte dúvidas?

1 - Se uma empresa é contratada para prestar serviços durante 3 meses, sendo que o pagamento integral por esse serviço só  ocorrerá após findo esse período, nesse caso ela deverá emitir uma única nota fiscal no final ou três para cada um desses meses?

2 - E se o pagamento do mesmo serviço fosse feito mês a mês, em vez de um único ao fim, aí sim seriam 3 notas?

3 - Uma empresa de internet, por exemplo, que recebe mensalmente de seus clientes, deve emitir notas mensais?

Desde já, agradeço aos nobres!

DRC

Reinaldo Fonseca

Ouro DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 1 ano Quarta-Feira | 3 fevereiro 2021 | 12:51

Caro Daniel,

O primeiro ponto importante é que deve analisar a legislação do município onde irá emitir as NFS-e, como são tratadas ou não essas situações.
O outro ponto importante é que não deve misturar nota fiscal com o pagamento, as NFS-e devem ser analisadas (claro que dependendo da legislação local)  pela execução dos serviços.
Se no contrato a prestação do serviço será de 3 meses, não vejo problema a emissão da NFS ser feita no final do serviço.
É comum os tomadores de serviço realizarem o pagamento de forma parcelada ou escalonada, nesse caso existe a possibilidade de emissão da NFS em conformidade com o andamento do serviço.
As empresas que prestam serviços mensalmente devem emitir NFS mensalmente, não pelo pagamento, mas pela execução do serviço.

SMJ


Att, Reinaldo Fonseca


____________________________________________
Cuidado com o "COSTUME", a Legislação muda.
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.