x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 63

st na nota de venda da empresa simples nacional para empresa lucro real

Jessica Fernanda Valente

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Escritório
há 36 semanas Sexta-Feira | 12 fevereiro 2021 | 10:22

BOM DIA
minha empresa é simples nacional e vai vender pra empresa lucro real preciso constar o st na nota e nao sei como proceder referente as questões abaixo?
A empresa vai vender produto tributado ou ST? como faço para saber a diferença, é cha, acredito que é tributado, a empresa que vai comprar precisa que conste na nota o st
A empresa é substituta ou substituída tributária? minha empresa é simples nacional e tem apenas uma inscrição estadual, qual é a diferença entre substituta ou substituida tributaria?

Telma Carreira Frate

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 36 semanas Sexta-Feira | 12 fevereiro 2021 | 14:25

Boa Tarde

1) Contribuinte Substituto: é aquele eleito para efetuar a retenção e/ou recolhimento do ICMS;

2) Contribuinte Substituído: é aquele que, nas operações ou prestações antecedentes ou concomitantes é beneficiado pelo diferimento do imposto e nas operações ou prestações subsequentes sofre a retenção.

Se vc está revendendo o ICMS ST já foi pago pela indústria, não é destacado e usa o CFOP 5.403, se a operação for interna.

Abç

Telma Carreira Frate, empresária, escritório contábil.

Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Cursos via vídeo com exercício e apostilas, msgs no privado.
RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.