x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 5

acessos 711

DIFAL consumidor Final

Paula Prosdocimo

Bronze DIVISÃO 3, Analista Fiscal
há 8 semanas Segunda-Feira | 15 fevereiro 2021 | 16:15

Olá - Boa Tarde, produzo e vendo máquinas - recebi um pedido do Estado de Minas Gerais - ele é ME - mas que possui IE (até porque ele tem diversos CNAIS - de Comércio) - nesse sentido posso realizar a Venda para ele sem DIFAL correto? 

Fabrício Octaviani

Ouro DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 8 semanas Segunda-Feira | 15 fevereiro 2021 | 16:21

Olá Paula,

Se realmente o cliente for contribuinte do ICMS no estado de MG, sim não precisa recolher o DIFAL, a responsabilidade é do cliente.

VII - nas operações e prestações que destinem bens e serviços a consumidor final, contribuinte ou não do imposto, localizado em outro Estado, adotar-se-á a alíquota interestadual e caberá ao Estado de localização do destinatário o imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna do Estado destinatário e a alíquota interestadual;
a) (revogada);
b) (revogada);
VIII - a responsabilidade pelo recolhimento do imposto correspondente à diferença entre a alíquota interna e a interestadual de que trata o inciso VII será atribuída:
a) ao destinatário, quando este for contribuinte do imposto;

http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/emendas/emc/emc87.htm

Att.

Fabricio Octaviani
Pós Graduando em Gestão Tributária
Analista Fiscal e tributário
https://www.linkedin.com/in/fabricio-octaviani-baaa93127/
email: fabriciooctaviani@gmail.com

Fábio Henrique Borsonelli Correia

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 7 semanas Sexta-Feira | 26 fevereiro 2021 | 15:04

Boa tarde Daiane,

O que está em discussão é em relação ao DIFAL quando o cliente não é contribuinte do ICMS. Plenário do STF declarou que é inconstitucional essa cobrança sem uma lei complementar regularizadora. Fora isso, entre as empresas contribuintes do imposto, o DIFAL segue sem alterações.

Sem LC, estados não podem cobrar diferencial de alíquota de ICMS (contabeis.com.br)

Colegas mais informados, me corrigem se eu estiver errado.

Abraço.

RECEBA CONTEÚDO EM SEU EMAIL cadastrar

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.