x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 222

Inventário físico vs inventário escritural

Ricardo Martins de Melo

Ricardo Martins de Melo

Prata DIVISÃO 2
há 3 anos Sábado | 20 fevereiro 2021 | 15:51

Após se fazer a contagem do inventário físico, foram encontradas várias diferenças, produto de transferência para uso e consumo, e um material deteriorado;.

Iniciei por emitir a nota fiscal das ferramentas que foram usadas (é uma pequena empresa de comércio de ferragens, algumas das ferramentas foram utilizadas para montagem de prateleiras com materiais da própria empresa), usando o cfop 5.927.

Minha dúvida (leve dúvida, mas é, físico é físico...) é no sentido do que declarar no inventário na EFD ICMS/IPI, competência 02/2021: Devo simplesmente considerar o que havia em 31-12-2020, consertando os erros à medida que se for checando o estoque existente no físico com o escritural ou devo lançar o que consta no escritural - nas fichas - e ir dando baixa quando da emissão da nota fiscal? 

No link, a primeira nota fiscal - como falei, principiei pelas ferramentas...

Nota fiscal 5.927

mudando
Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Domingo | 21 fevereiro 2021 | 19:28

Boa Noite

Devo simplesmente considerar o que havia em 31-12-2020, consertando os erros à medida que se for checando o estoque existente no físico com o escritural ou devo lançar o que consta no escritural - nas fichas - e ir dando baixa quando da emissão da nota fiscal?   Considerar o que havia em 31.12.2020.

Conforme o guia prático do SPED ICMS, o inventário deverá ser apresentado no arquivo da EFD-ICMS/IPI até o segundo mês subsequente ao evento. Por exemplo: Inventário realizado em 31/12/19 deverá ser apresentado na EFD-ICMS/IPI de período de referência fevereiro de 2020.

Base Legal: Guia Prático da Escrituração Fiscal Digital - EFD-ICMS/IPI da Receita Federal do Brasil.

Abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Ricardo Martins de Melo

Ricardo Martins de Melo

Prata DIVISÃO 2
há 3 anos Segunda-Feira | 22 fevereiro 2021 | 11:10

Obrigado - como disse, era uma pequena dúvida, tudo apontava para o inventário físico, o real. 

Boa semana de trabalho, vou tentar terminar o danado ainda hoje...

mudando

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.