x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 86

Matheus

Matheus

Iniciante DIVISÃO 4, Administrador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2021 | 16:46

Olá pessoal boa tarde!
Atualmente sou Mei e faço envios dos meu produtos para o Brasil inteiro, porém este ano irei mudar para ME. Por ser Mei pago somente o ICMS do Das que é o valor simbólico de R$ 1,00 , gostaria de saber quando virar ME qual será o valor que pagarei de ICMS? Compro produtos das distribuidoras, personalizo e os vendo, como fico sabendo se o ICMS foi cobrado na fonte? Neste caso eu não precisaria pagar?
Se alguém puder ajudar a esclarecer estas dúvidas eu agradeço.

Gilnei Aparecido Corrêa

Gilnei Aparecido Corrêa

Prata DIVISÃO 2, Analista Fiscal
há 3 anos Quarta-Feira | 24 fevereiro 2021 | 22:16

Matheus, boa noite!

O ICMS de ME continuará sendo pago através do DAS,  alíquota do simples nacional para a atividade de comercio em geral, começa em 4% sobre a receita bruta no mês de apuração porem nos últimos anos o governo mudou um pouco a forma de calculo do DAS então não é tão simples assim. 

Dos 4% o ICMS corresponde a 1,36% inicialmente.

Com relação ao ICMS cobrado na fonte, basta olhar a nota de compra o valor destacado referente ao ICMS, porem no simples nacional da condição de ME, não é necessária a apuração do ICMS em separado, salvo no faturamento acima de 3.600.000,00 nos últimos 12 meses.

Grato Gil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.