x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 6

acessos 2.638

ICMS construção civil

Saulo Reis Borges

Saulo Reis Borges

Prata DIVISÃO 1 , Contador(a)
há 15 anos Segunda-Feira | 19 abril 2010 | 16:09

Pessoal

Boa tarde!

Sou contador de um empresa de construção civil no DF.
Antigamente nos eramos contribuintes somente do ISSQN, logo quando faziamos as compras de materiais os produtos eram com a aliquota de 18% ICMS, por não ser contribuinte.
Mais apartir deste mês começamos a ser contribuintes tambem do ICMS.
Segue as minhas duvidas.
Agora quando comprarmos os produtos todos serão enviados com a Aliquota de 7% de ICMS (caso o produto seja de SP), mais se este material não for para revenda e sim para aplicação em serviços, como devo proceder? Penso que também não posso creditar este imposto.

abraços

O crescimento do homen não está em quantas vezes ele deixou de cair, mais sim quantas vezes ele se lavantou
Ericke César Cruz

Ericke César Cruz

Prata DIVISÃO 5 , Gerente Controladoria
há 15 anos Segunda-Feira | 19 abril 2010 | 17:32

Boa tarde Saulo!!

Trabalho numa empresa de construção civil, porém não tenho conhecimento da legislação do DF. Como regra geral, nos Estados onde temos filiais e efetuamos compras para aplicação nas prestações de serviços, não podemos tomar crédito de ICMS e ainda temos o dever de pagar o diferencial de alíquotas. A boa notícia em relação a isso é que recentemente (24/03/2010) o Min. Luiz Fux emitiu a súmula 432 do STJ:

As empresas de construção civil não estão obrigadas a pagar ICMS sobre mercadorias adquiridas como insumos em operações interestaduais.

Ou seja, há a possibilidade do afastamento da obrigação do pagamento do diferencial de aliquotas, porém as súmulas do STJ não servem como fundamentação legal para deixar de cumprir esta obrigação com os Estados, por isso temos que aguardar um pararecer das Fazendas Estaduais ou pedir Mandado de Segurança para deixar de pagar o diferencial.

Att,
Ericke