x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 12

acessos 3.506

RETAGUARDA SAT

Sara Garcia

Sara Garcia

Prata DIVISÃO 5, Contador(a)
há 3 anos Quarta-Feira | 7 abril 2021 | 16:11

Boa tarde!

Também com o mesmo problema, começou na segunda feira no período da Tarde, ja tentei resolver mas parece que é um problema no site da SEFAZ.

CAIO LUIZ SALES DOS REIS REIS

Caio Luiz Sales dos Reis Reis

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Escrita Fiscal
há 3 anos Quarta-Feira | 7 abril 2021 | 16:30

Boa Tarde, Pessoal !

Acredito que todos estão com esse problema... Parece que é erro no site (certificado) da SEFAZ mesmo, tentei ver se tem algo com o navegador e nada, pensei até que era o provedor da minha internet que estava bloqueando o acesso, mas também não é...

Se alguém souber de alguma noticia, agradeço...

Obrigado !

Nelson

Nelson

Iniciante DIVISÃO 4, Assistente Informática
há 3 anos Quarta-Feira | 7 abril 2021 | 16:42

Boa tarde Pessoal

Estou com o mesmo problema, não sei exatamente quando começou, porém em todas as estações de trabalho está ocorrendo esse erro, em várias pesquisas que fiz aqui, li que é por causa da descontinuidade dos
protocolos TSL1.0 e 1.1, pensando nisso eu instalei uma versão antiga do mozila firefox (versão 43 que ainda tem suporte a esses protocolos, https://ftp.mozilla.org/pub/firefox/releases/43.0/win64/pt-BR/ versão 64 bits), e pra minha surpresa o site funcionou.

Então acredito que o problema seja incompatibilidade do site com os navegadores Google Chrome e Microsoft Edge.
Realizei outro teste também, encontrei a versão 88 do Google Chrome na internet (site não
oficial, por isso complicado colocar em produção), porém instalei em uma máquina
virtual fora da rede principal e o site funcionou também, por isso acredito que
realmente seja problema de suporte aos protocolos antigos TSL 1.0 e 1.1, e
acredito que o site da retaguarda do SAT utilize esses protocolos antigos.

Karen Cardoso

Karen Cardoso

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Informática
há 3 anos Quinta-Feira | 8 abril 2021 | 11:00

Bom dia Pessoal,

Consegui utilizando firefox, pode ser a ultima versão mesmo, sem problemas. 
Depois é só importar o certificado em opções --> privacidade e segurança --> certificados --> ver certificados
Na janela navegar até certificados pessoais --> importar (navegar até onde o arquivo está salvo), inserir a senha e dar OK, então é só fazer o acesso.
Atenção na janela para escolher o certificado, desmarcar a opção de memorizar essa opção, pois pode atrapalhar caso queiram utilizar outro certificado depois.

Espero ter ajudado!

Karen Cardoso

Karen Cardoso

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Informática
há 3 anos Segunda-Feira | 12 abril 2021 | 10:00

Bom dia Milena,

Caso você tenha procuração do seu cliente, você usa o certificado do contador, do contrário, você utiliza o certificado do próprio cliente.
Um detalhe, se o certificado for A3 o processo de reconhecimento no Firefox é um pouco mais complexo. Nesse caso, te aconselho entrar em contato com o empresa emissora e eles te auxiliam nesse processo. 
Mas se for A1, o passo a passo que descrevi acima, pode ser feito para quantos certificados você necessitar utilizar.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.