x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 2.414

Destaque de ICMS para não contrinuinte

Andrea Costa

Andrea Costa

Prata DIVISÃO 1 , Auxiliar Escrita Fiscal
há 15 anos Quinta-Feira | 22 abril 2010 | 16:33

Sou uma distribuidora de cosmeticos ( substituido ). Qdo compro os prods. para revenda a ST ja foi recolhida pelo meu fornecedor.
A minha duvida é. Se eu for vender para um cliente NAO CONTRIBUINTE do ICMS de outro estado, por exemplo MG eu preciso recolher a GNRE? E com relação ao ICMS proprio eu preciso destacar na nota uma vez que ele é Não Contribuinte?
E como eu faço para saber se meu cliente é ou não contribuinte? Existe algum site que eu possa verificar?
Obrigada!!!

ENIDES  TREVISAN

Enides Trevisan

Ouro DIVISÃO 1 , Coordenador(a) Fiscal
há 15 anos Quinta-Feira | 22 abril 2010 | 16:52

Bom tarde Andrea,

A substituição tributária não é aplicada quando a mercadoria é destinada a consumidor final. Por outro lado, ainda que o seu cliente não seja contribuinte do ICMS você deve destacar o ICMS próprio da operação (ICMS normal sobre a venda) considerando ainda a aliquota interna do Estado de SP e não a alíquota interestadual, conforme preceitua o artigo 56 do RICMS/SP:

Art. 56 - Aplicam-se as alíquotas internas às operações ou às prestações que destinarem mercadorias ou serviços a pessoa não-contribuinte localizada em outro Estado .

Para ser contribuinte do ICMS é preciso ter cadastro na Sefaz que é a Inscrição Estadual.

atn

atenciosamente
Enides Trevisan
"As pessoas podem duvidar do que você fala, mas acreditam no que você faz."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.

Utilizamos cookies para ajudar a melhorar a sua experiência de utilização. Ao utilizar o website, você confirma que aceita a sua utilização. Conheça a nossa política de utilização de cookies

1999 - 2025 Contábeis ® - Todos os direitos reservados. Política de privacidade