x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 3

acessos 286

Multa por não escrituração de nota fiscal

Lanna de Macedo Gomes

Lanna de Macedo Gomes

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Quinta-Feira | 15 abril 2021 | 16:21

Olá, boa tarde!
Poderiam me tirar uma dúvida?
Li que a não escrituração de notas fiscais pode acarretar em multas para o estabelecimentos, diante disso gostaria de tirar uma dúvida.
Isso vale para faturas de telefone?
Pois fazendo uma conferencia em meu sistema verifiquei que em um mês de 2019 não lancei uma fatura de telefone, nós sempre fazemos o lançamento.
Foi feito só o lançamento no contas a pagar e no contábil, porém no livro fiscal não.

Posso levar uma multa por não ter escriturado essa NF?
Não tomamos credito nem nada de contas de telefone.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 16 abril 2021 | 09:39

Bom Dia

Você não mencionou o estado, mas vou me basear por SP.

De acordo com os artigos 527 a 530 do Decreto Paulista há punições sim para falta de pagamento e créditos indevidos, mas por se tratar de uma conta de consumo que acredito não haver crédito de ICMS não vai ocasionar nenhuma punição.

Lembrando que a falta desta nota no Sped Fiscal não existe a menor possibilidade de ser cobrada a escrituração, haja vista que esta conta é possível não ter ocorrido...

abç

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.
Lanna de Macedo Gomes

Lanna de Macedo Gomes

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Administrativo
há 3 anos Sexta-Feira | 16 abril 2021 | 10:46

Telma, bom dia!
Você sempre me responde aqui, muito obrigada por sua atenção.

Sim é de São Paulo, nós sempre efetuamos o lançamento de fatura de telefone no livro fiscal, porém esse mês em questão verifiquei que não foi lançada, a NF existe, porém não foi feito o lançamento.

Minha preocupação é se a não escrituração dela gerará algum transtorno futuramente.

Telma Contadora

Telma Contadora

Ouro DIVISÃO 3, Contador(a)
há 3 anos Sexta-Feira | 16 abril 2021 | 13:57

Olá querida,

Não dá problema não, esta Nf nem dá direito à crédito, estando no contábil registrando a despesa, está bom...

Att.;

Telma, empresária, escritório contábil.
Contato: [email protected]

Consultoria para empresas, Professora , Contadora, MBA em Controladoria, Lato Sensu em Direito Tributário, MBA em Gestão de Pessoas, Coaching e Liderança.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.