x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 583

EMPRESA QUE COMPRA O MATERIAL PARA O CLIENTE, PORÉM SEM LUCRO NA VENDA

Amanda C.

Amanda C.

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 28 abril 2021 | 18:47

Boa noite!

Tenho um cliente que trabalha com engenharia elétrica.
Um exemplo prático que aconteceu foi que entrou na conta da empresa o valor de 45 mil, porém ref. o serviço dele foram apenas 9 mil na realidade, o restante do valor depositado é para a empresa de engenharia comprar os materiais, porém eles não colocam lucro nessas vendas, apenas compram o material para o cliente. Minha dúvida é como deve proceder com relação à nota fiscal. Pois ao meu ver não é justo a empresa ter que pagar imposto sobre esse material que irá fazer o favor de comprar para o cliente.

Existe alguma forma dele nele comprar essa mercadoria em nome da empresa e emitir uma nota de saída com algum CFOP especificando que não houve lucro, portanto não é devido imposto??

Já falei com ele que o ideal é ele passar para o cliente a lista dos materiais e o cliente acertar diretamente na empresa dos materiais, porém ele disse que alguns clientes não aceitam e preferem pagar o valor já com o material. Complicado!

Guilherme Heiderichi

Guilherme Heiderichi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 15:32

Numa empreita com materiais há deduções e inclusive tributação diferente, por estar assumindo a responsabilidade da execução dos serviços. Tem que definir o contrato corretamente, e oras, se não gera nada para esta empresa e não está incluído em suas operações, o clientes de seu cliente devem fazer a compra diretamente.

Atenciosamente,
Guilherme Heiderichi Correia - Contador/CRCSP - Especialista em Controladoria e Finanças
Foco em Incorporação, Construção e Serviços
Instagram: @newyorkcontabilidade
Amanda C.

Amanda C.

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 29 abril 2021 | 16:07

Boa tarde, Guilherme!
Sim, inclusive avisei a ele pra pedir ao cliente para pagar direto ao fornecedor do material.
Então não existe uma forma de emitir nota de saída com algum CFOP informando que não houve lucro na venda para não pagar impostos, certo?

Muito obrigada!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.