x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 59

ICMS sobre sucessão de negócios - incidência

Eustaquio Pereira

Eustaquio Pereira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 5 maio 2021 | 09:02

Amigos, a minha pergunta soa até mesmo básica e talvez com a resposta óbvia, porém gostaria de mesmo assim perguntar, por via das dúvidas. Talvez algum amigo tenha passado por isso e conseguido algo.
Uma empresa comercial e tbm de serviços será sucedida por outra no mesmo local, mantendo somente a atividade de serviços. Esta nova empresa comercial que irá dividir o espaço com ela vai se aproveitar do estoque, pois explora o mesmo ramo, e um dos sócios também é sócio da outra empresa (espero não estar confundindo os amigos).
A dúvida: tecnicamente a empresa 2 vai comprar o estoque da primeira, porém neste caso não havendo circulação de mercadorias, e por basicamente tratar-se de uma sucessão de negócios, pode ser feito a transferência sem a incidência do ICMS ou deve-se tratar como uma venda, de fato?
Alguém já passou por isso?
Desculpem se a pergunta parece tola, mas como do local nã haverá a saída das mercadorias e as empresas permanecerão, talvez haja algum entendimento.
Grande abraço aos amigos.

Eustáquio Pereira
Contador
Teresópolis-RJ

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.