x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 0

acessos 1.066

Como emitir um DARE-SC de ICMS apenas com multas e/ou juros?

Maiara C.

Maiara C.

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 13 maio 2021 | 08:57

Bom dia.

Fui emitir o DARE de ICMS (Santa Catarina) para meu cliente.
Venceu na segunda feira, dia 10/05/2021 porém ele solicitou que tirasse a guia com vencimento para hoje.
Na pressa, não lembrei que o sistema do DARE não calcula as multas e juros automaticamente (como o DARF) .
O documento saiu sem a multa e o cliente já efetuou o recolhimento.
Agora ele precisa pagar o valor da multa.

Minhas dúvidas:

1) Devo preencher um DARE com o mesmo código da Receita 1449 - ICMS Normal e classe de vencimento 10014 - prazo normal?
Ou existem códigos específicos?

2) Já calculei o valor da multa, ao preencher a nova guia devo deixar em branco o valor do principal e preencher apenas o campo multa?
Ou coloco o valor da multa no campo valor principal e deixo o campo multa em branco?

3) No campo vencimento devo informar o vencimento original (10/05) ou o vencimento que o cliente vai pagar (13/05)?

Nunca fiz uma guia assim, estou confusa, não sei o que a secretaria da fazenda vai considerar...

Se puderem me ajudar, agradeço!






---------------------------------------------------------------------------------------------------------
"Nenhum trabalho de qualidade pode ser feito sem concentração e auto-sacrifício, esforço e dúvida." (Max Beerbohm)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.