x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 2

acessos 124

empresa optante simples nacional emissao de nfs com retençao na fonte

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 2 anos Sexta-Feira | 14 maio 2021 | 12:15

Bom dia


Empresa do simples nacional emite nota fiscal de serviço com retençao na fonte de ISS
A nfs devera sair com o valor total,mesmo havendo retençao do ISS,ou devo informar valor bruto - retençao = valor liquido?

exemplo:

Valor nfs 650,00
retençao Iss 32,50
valor total 617,50

ou emito 
valor nfs 650,00
retnçao Iss 32,50
valor total 650,00

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!
Nanci da Silva Braz

Nanci da Silva Braz

Prata DIVISÃO 1, Analista Fiscal
há 2 anos Sexta-Feira | 14 maio 2021 | 21:37

Boa noite  colega,
Esse é problema tem se tornado  constante   no dia a dia, no setor fiscal das empresas. Muitos prestadores  por serem optantes do SN, não fazem a retenção  do ISS  e acabam não emitindo as notas  corretamente. Lembrando que,  para haver a retenção o seu cliente tem que ser substituto tributário do ISS,  informação que o seu cliente tomador deve fornecer. Sendo assim, você como prestador, optante pela Simples Nacional, além de destacar  o valor bruto, a alíquota , o valor do ISS retido e  o valor liquido. Essa é a forma correta de emitir uma nota fiscal, conforme o seu primeiro exemplo. Valor NFS:  650,00
Retenção ISS: 32,50
Valor Liquido: 617,50
Espero ter ajudado.

MICHELE

Michele

Ouro DIVISÃO 2
há 2 anos Terça-Feira | 25 maio 2021 | 10:10

Nanci da Silva Braz

Obrigado pela Resposta 
me ajudou muito,tinha passado para a contabilidade da empresa e fui informada que estava errada sobre o meu raciocínio.

o sucesso de amanha, depende do empenho hoje!!!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.