x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 1

acessos 155

SITUAÇÃO TRIBUTÁRIA SUBCONTRATAÇÃO SIMPLES NACIONAL

ELIZANDRA

Elizandra

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 2 anos Sábado | 15 maio 2021 | 06:38

Prezados Colegas!

Uma transportadora situada no Estado de Minas Gerais, vai fazer um serviço transporte subcontratado com início em Goiás e destino no Paraná. 
Qual a Situação Tributária deve ser informada na emissão do CT-e, 01 - Tributada pelo Simples Nacional ou 90 - Outros?

Li vários tópicos no Fórum, mas ainda continuo com esta dúvida.

Obrigada!

Elizandra

Jose Flavio da Silva

Jose Flavio da Silva

Ouro DIVISÃO 3, Atendente
há 2 anos Segunda-Feira | 27 setembro 2021 | 21:02

A transportadora estabelecida em MG, optante pelo Simples Nacional, que começa uma prestação de serviço de transporte em Goiás não é optante pelo Simples Nacional em Goiás, mas apenas uma transportadora de outro Estado iniciando o serviço em Goiás.
Tributação do ICMS pelo Convênio ICMS nº 25/90!

Obs. Caso a empresa contratante seja estabelecida em Goiás, então, ela é a responsável pelo pagamento do ICMS, conforme cláusula primeira do Convênio ICMS nº 25/90:

"Cláusula primeira  Na hipótese de subcontratação de prestação de serviço de transporte de carga, fica atribuída a responsabilidade pelo pagamento do imposto devido à empresa transportadora contratante, desde que inscrita no cadastro de contribuintes do Estado de início da prestação".

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.