x

FÓRUM CONTÁBEIS

TRIBUTOS ESTADUAIS/MUNICIPAIS

respostas 21

acessos 15.693

INSCRIÇÃO ESTADUAL

Isabella Mello

Isabella Mello

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 3 junho 2021 | 15:40

Boa tarde, pessoal! Tudo bem? 

Recentemente a minha cliente Eireli, fez alteração no Contrato Social e incluiu Cnaes de comércio. Para essas vendas e e-commerce ela vai precisar de uma Inscrição Estadual Estadual. Já conferi no Sintegra e ela ainda não possui.

Após dar uma pesquisada, vi que é necessário fazer pelo RedeSim (Já possuo PJ - Atos exclusivos do estado e município).

Entretanto, após criar a solicitação de Inscrição no Estado, e acompanhar o protocolo Redesim a página diz " Ignorado Sefaz":

"SEFAZ-SP
Status da solicitação na Sefaz/SP: Ignorado SEFAZ  "

Alguém pode me ajudar a fazer a Inscrição Estadual dela? 

Obrigada, 

Isabella.

Lucas Matos

Lucas Matos

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 3 junho 2021 | 16:02

Oi

Eu fiz alteração desse tipo a muito tempo atrás e pelo que lembro quando se coloca um CNAE de comercio o site já pede a inscrição ou criação dela e caso nao tenha ou nao faça o pedido o site indefere a DBE. Você já consulto para saber se a empresa tem IE? Qual CNAE você coloco?

JAIR ARMANDO

Jair Armando

Bronze DIVISÃO 4, Consultor(a) Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 3 junho 2021 | 23:14

Isabela, estou com o mesmo problema, inclusive já tentei falar na Jucesp, Receita Federal, Sefaz e alguns colegas contadores, mas não souberam como resolver o problema.
Tentei gerar a viabilidade como abertura, alteração e regularização de empresas, contudo ao preencher o coleta web, não aparece o evento 601 - inscrição no estado empresa já inscritas na receita.

A SEFAZ  de São Paulo está  Ignorado todos o pedidos de inscrição Estadual que não possuir o evento 601.

Segue abaixo orientação da Receita Federal, fiz o passo a passo,  mas não deu certo, porque a SEFAZ está indeferindo automaticamente, quando não tem o evento 601.


Prezado(a) Senhor(a),

Agradecemos a sua mensagem.


Acesse REDESIM / JÁ POSSUO PESSOA JURÍDICA / ATOS EXCLUSIVOS NO ESTADO E NO MUNICÍPIO.



Caso as informações não tenham sido suficientes, verifique se não há outro item em nosso Fale Conosco que seja mais adequado à sua dúvida:


        https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco


Ou, procure o canal de atendimento de sua preferência.


        https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento


Atenciosamente,
Receita Federal
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
ATENÇÃO! Não responda esta mensagem. Para que seja efetuado um novo contato clique no atalho para o envio de suas dúvidas: https://www.gov.br/receitafederal/pt-br/canais_atendimento/fale-conosco

De: @Oculto>
Enviado: quinta-feira, 27 de maio de 2021 15:48
Para: RFOC-FaleRFB06-CxCorp <@Oculto>
Assunto: Orientação sobre Inscrição no CNPJ 

 (SP)CidadeTaboão da SerraSua mensagemEstou com um processo, onde a empresa já está aberta e precisava solicitar uma Inscrição Estadual
Essa empresa era prestação de serviços, foi feito uma alteração, acrescentamos o CNAEs de comércio, foi deferido na Jucesp, alterou o CNPJ, mas não gerou a Inscrição Estadual.
Como proceder?

36.061.906/0001-63
MATRIZ
COMPROVANTE DE INSCRIÇÃO E DE SITUAÇÃOCADASTRAL
DATA DE ABERTURA
20/01/2020
NOME EMPRESARIAL
DANILO PASSOS DE OLIVEIRA DA SILVA VAREJO
TÍTULO DO ESTABELECIMENTO (NOME DE FANTASIA)
OLIMPOZ
PORTE
ME
CÓDIGO E DESCRIÇÃO DA ATIVIDADE ECONÔMICA PRINCIPAL
47.89-0-04 - Comércio varejista de animais vivos e de artigos e alimentos para animais de estimação (Dispensada *)
CÓDIGO E DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ECONÔMICAS SECUNDÁRIAS
45.30-7-03 - Comércio a varejo de peças e acessórios novos para veículos automotores (Dispensada *)
45.41-2-06 - Comércio a varejo de peças e acessórios novos para motocicletas e motonetas
45.41-2-07 - Comércio a varejo de peças e acessórios usados para motocicletas e motonetas
47.29-6-99 - Comércio varejista de produtos alimentícios em geral ou especializado em produtos alimentícios nãoespecificados anteriormente
47.63-6-02 - Comércio varejista de artigos esportivos (Dispensada *)
47.81-4-00 - Comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (Dispensada *)
47.89-0-99 - Comércio varejista de outros produtos não especificados anteriormente
74.90-1-04 - AtiviAssuntoOrientação sobre Inscrição no CNPJ

...
Algum colega poderia nos ajudar?
Oculto

Lucas Matos

Lucas Matos

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 4 junho 2021 | 09:44

Jair viabilidade é obrigatório apena paras as seguintes alterações:

Alteração de endereço dentro do mesmo município
Alteração do nome empresarial
Alteração de natureza jurídica
Alteração de atividades econômicas (principal e secundárias)
Alteração do tipo de unidade
Alteração da forma de atuação

Para pedir IE no REDESIM é em um lugar diferente, entre em:

www.gov.br

Click em Atos exclusivos no Estado e no Município e depois em Inscrição, Reativação ou Atualização exclusiva no Estado

Depois é só preencher com as informação da empresa conforme for pedido

VANESSA

Vanessa

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 2 anos Sexta-Feira | 4 junho 2021 | 13:55

Boa tarde!

Lucas, fiz da forma que vc orientou, porem aparece: 

Status da solicitação na Sefaz/SP: Ignorado SEFAZ  

Eu já não sei mais o que fazer e o que falar para o cliente.

Lucas Matos

Lucas Matos

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 2 anos Sexta-Feira | 4 junho 2021 | 16:28

Pelo que vi o CNPJ esta tudo certo.

Eu estou para pedir IE em vários estado de uma empresa e encontrei uma empresa aqui no escritório sem movimento que é comercio e nao tem IE, vou pedir IE da duas e posto o resultado aqui quando sair.

Isabella Mello

Isabella Mello

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 8 junho 2021 | 08:36

Bom dia pessoal! 

Meu problema persiste, já tentei falar com a Jucesp, Receita, Sefaz e nada... 

Aparece apenas "Status da solicitação na Sefaz/SP: Ignorado SEFAZ  "

Alguém pode me ajudar a fazer a Inscrição Estadual dela? 

Estou sem saber o que dizer a cliente..

Obrigada,
Isabella.

Marcelino Pinto Teixeira Neto

Marcelino Pinto Teixeira Neto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 8 junho 2021 | 12:53

Boa tarde,

Também estou com problema semelhante, no meu caso tenho 2 situações uma como a alteração citada pelo Jair, de prestadora de serviços para Comercio, foi deferido na JUCESP e o CNPJ ja esta correto, porém não saiu a Inscrição Estadual como deveria e ficamos todos neste mesmo impasse,

Outra situção é uma empresa com a inscrição estadual cancelada, e o atendimento do posto fiscal me orienta a fazer o Evento 601, ocorre que este evento não aparece no REDESIM, também ja fiz contato com a JUCESP, e disseram que neste caso não é feito por lá e que o estado esta orientando errado.

Enfim, estamos em um empurra/empurra, ninguém resolve e o cliente nos vê como incompetentes.

Marcelino P. Teixeira
Isabella Mello

Isabella Mello

Bronze DIVISÃO 5, Administrador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 8 junho 2021 | 16:38

Pessoal, trago boas notícias! 

A minha Inscrição Estadual acabou sair, colocarei abaixo a instrução que tive pela Sefaz e que funcionou:

Deve entrar no Portal REDESIM e efetuar o procedimento listado abaixo:
1) Informar que já possui PJ;
2) Escolher a opção “Atos exclusivos no Estado e Município”;
3) Selecionar a “Inscrição, Reativação ou Atualização Exclusiva no Estado”;
4) O sistema irá perguntar o CNPJ do estabelecimento, bem como verificar se o solicitante é pessoa legítima para fazer as alterações em nome da PJ;
5) Para solicitar o evento 601 ou 603, o estabelecimento deverá ter o endereço em SP, marcar a UF como SÃO PAULO no primeiro campo, responder “SIM” à pergunta “Deseja realizar Inscrição/Reativação/Atualização?” e NÃO as demais questões;
Caso o estabelecimento seja ST em São Paulo, marcar SIM à segunda questão (Substituto Tributário).
6) Para o evento 602, o estabelecimento deverá ter endereço em outro estado que não seja SP, informar a UF de SP, responder “SIM” às questões “Deseja realizar Inscrição/Reativação/Atualização?” e Substituto Tributário, marcando NÃO a todas as demais.
7) Para o evento 606, o estabelecimento deverá ter endereço em outro estado que não seja SP, informar a UF de SP, responder “SIM” às questões “Deseja realizar Inscrição/Reativação/Atualização?” e “Comercializa com Consumidor Final (EC 87/2015)”, marcando NÃO a todas as demais.

No meu caso, com o município da empresa sendo em São Paulo, maquei SIM à pergunta “Deseja realizar Inscrição/Reativação/Atualização?” e NÃO as demais questões;

Após 3 horas, verifiquei o Resultado com este mesmo protocolo e já foi deferido e mostrava o número da Inscrição Estadual. 
Para confirmar, entrei no Sintegra, São Paulo, e preenchi com o CNPJ, realmente já estava ativo. 

Espero ter ajudado de alguma forma. 

Um abraço e qualquer dúvida podem contar comigo!

Marcelo

Marcelo

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 2 anos Quinta-Feira | 10 junho 2021 | 13:23

Boa tarde.
- Consegui a Inscrição Estadual utilizando o cadastro GOV.BR do titular da empresa.
- E, principalmente, às orientações da ISABELLA MELLO.
- Em especial o ítem '5) Para solicitar o evento 601 ou 603, o estabelecimento deverá ter o endereço em SP, marcar a UF como SÃO PAULO no primeiro campo, responder “SIM” à pergunta “Deseja realizar Inscrição/Reativação/Atualização?” e NÃO as demais questões;"

Muito obrigado Isabella.

Marcelino Pinto Teixeira Neto

Marcelino Pinto Teixeira Neto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 10 junho 2021 | 14:13

Boa tarde,
Para mim também deu certo o caso da empresa que mudou a atividade, 
A outra que é teve a Inscrição Estadual Cancelada esta em analise a 2 dias, vamos aguardar.

De qualquer forma, a informação da Isabella foi crucial para o desenrolar do processo

Muito obrigado

Marcelino P. Teixeira
Marcia de Oliveira Santos

Marcia de Oliveira Santos

Bronze DIVISÃO 3, Prestador de Serviço
há 2 anos Sexta-Feira | 11 junho 2021 | 15:50

Boa tarde, pessoal 

Fico feliz em saber que de vocês deram certo , porém ainda continuo aguardando.... 
A primeira vez o resultado foi Status SEFAZ Ignorado... fiz o procedimento que a Isabela mencionou aqui e ainda estou aguardando a resposta desde o dia 07/06/21 e hoje 11/06/21 ainda esta na mesma parte da RECEITA FEDERAL ... "Aguardando validação do órgão competente" . 
Sabem me dizer se estou no mesmo caminho que vocês trilharam, devo aguardar mais alguns dias ? 
Aguardo alguma resposta , por favor, meu cliente precisa inaugurar a loja ....

Obrigada colegas 

Marcia de Oliveira Santos

Marcia de Oliveira Santos

Bronze DIVISÃO 3, Prestador de Serviço
há 2 anos Quarta-Feira | 23 junho 2021 | 07:52

Por gentileza alguém poderia me ajudar a solucionar o caso da Secretaria da Fazenda.  Pessoal até hoje nada de resposta , já estou em desespero , enviei e liguei para vários lugares e nada.  Se alguém tiver uma opinião de ajuda já agradeço. 

Marcelino Pinto Teixeira Neto

Marcelino Pinto Teixeira Neto

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Quarta-Feira | 23 junho 2021 | 09:14

Marcia, bom dia!
Eu no meu caso tive 2 situações, uma que foi a transformação de uma prestadora de serviços para comercio, essa ja deu certo pelo procedimento informado nos tópicos acima.
Porém tenho uma outra que a I.E foi cassada e que dei entrada no mesmo dia, esse estou nessa mesma situação que você, ainda esta parado na RECEITA FEDERAL ... "Aguardando validação do órgão competente" . 
Consegui através de e-mail uma resposta do Posto Fiscal aqui de São Paulo que diz o pedido esta em analise e que tem um prazo de 15 dias para apresentar as exigencias.

Em resumo, não tenho outra opção, a não ser esperar mais um pouco.

Marcelino P. Teixeira
Paulo Renato Martins Vieira

Paulo Renato Martins Vieira

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 20 julho 2021 | 10:00

Olá, caros colegas. Apenas para contribuir com o tópico:

Consegui efetuar a inscrição no Estado de SP seguindo as instruções da Isabella Mello. Entretanto, tive um pequeno contratempo: como se trata de empresa oriunda do MEI, foi preciso, antes de realizar o procedimento sugerido pela Isabella, efetuar a vinculação do contabilista e depois seguir com o passo a passo orientado pela colega.

Funciona perfeitamente.

Muito obrigado pela ajuda!

Paulo Renato
Guareí - SP
rosemeire vilaruel

Rosemeire Vilaruel

Prata DIVISÃO 1, Administrador(a)
há 2 anos Terça-Feira | 19 outubro 2021 | 17:52

ola, Boa tarde aos colegas
estava pesquisando e como sempre achei esse topico!
agradeço imensamente por compartilharem suas experiências,
fiz minha solicitaçao hoje, assim que sair, "torcendo para isso,rss" eu posto aqui
abraço

Alex Feijó

Alex Feijó

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 2 anos Quinta-Feira | 23 dezembro 2021 | 14:26

Boa tarde a todos!
Isabella Mello, 

vi seu post de como resolveu o impasse com a IE...
em que aba vc encontrou essas opções:
''Deve entrar no Portal REDESIM e efetuar o procedimento listado abaixo:
1) Informar que já possui PJ;
2) Escolher a opção “Atos exclusivos no Estado e Município”;''

Valdemiro Barbosa Santos

Valdemiro Barbosa Santos

Iniciante DIVISÃO 3, Autônomo(a)
há 2 anos Segunda-Feira | 3 janeiro 2022 | 15:43

Prezados colegas, boa tarde

Fiz uma inclusão de CNAE de atividade secundária de um cliente, e foi deferido, porém tal atividade precisa de Inscrição Estadual. Quando fui consultar o CADESP não aparece nada.
Entao resolvi dar entrada pelo portal gov.br redesim, conforme já sugerido pelos colegas, porém quando a Receita encaminha para o integrador Estadual volta como indeferido pela SEFAZ informando que meu CPF é diferente do registro do CRC.

Alguém passou por esse problema e conseguiu solucionar, pois verifiquei o cadastro no contabilista na RFB está tudo ok.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.